O tratamento dado à leitura na fase final do Ensino Fundamental I: entre o real e o ideal
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a205Palavras-chave:
Leitura, Escola, Professor.Resumo
Entendendo a leitura como uma atividade primordial para a formação social do aluno, pesquisou-se como se dão as práticas de leitura em sala de aula e quais as suas influências no processo de ensino e aprendizagem. Este estudo foi realizado em uma escola municipal de CamÂpos dos Goytacazes com o objetivo de analisar sobre o tratamento dado à leitura por parte dos professores no 5o ano do ensino fundamental.
Downloads
Referências
BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. Trad. Octávio Mendes Cajado. 3 ed. São Paulo: Ática, 1987.
BRASIL. Lei nº 12.244, de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país. Brasília: Congresso Nacional, 2010.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: 1997, 144p.
COELHO, N. N. Literatura e leitura em tempos de internet. Via Atlântica, São Paulo, n. 14, p. 75-80, Dez./2008.
FOUCAMBERT, Jean. A leitura em questão. Porto Alegre: Artmed, 1994.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989.
HEATHINGTON, B. S. Afeto versus habilidades: escolha para professores. In: CRAMER, E. H.; CASTLE, M (Orgs.). Incentivando o Amor pela Leitura. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 221-231.
JOHNS, J. L.; VANLEIRSBURG, P. Incentivando o Hábito da Leitura: Considera-ções e Estratégias. In: CRAMER, E. H.; CASTLE, M (Orgs.). Incentivando o Amor pela Leitura. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 105-119.
KRAMER, Sônia. Leitura e escrita como experiência-notas sobre o seu papel na formação. In: ZACCUR, E. (Org.). A magia da Linguagem. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
LOBATO, J. B. M. A onda verde. São Paulo: Brasiliense, 1969.
MIKULECKY, L. A necessidade de literatos afetivos. In: CRAMER, E. H.; CAS-TLE, M. (Orgs.). Incentivando o Amor pela Leitura. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 273-278.
SOARES, M. Linguagem e Escola: Uma perspectiva social. São Paulo: Ática, 2002.
SOARES, M. O livro didático e a escolarização da leitura: depoimento. [07 de outu-bro, 2002]. Rio de Janeiro: Salto para o Futuro (revista eletrônica). Disponível em: <http://entrevistasbrasil.blogspot.com.br/2008/10/magda-soares-o-livro-didtico-e.html> Acesso em: 20 de fev. de 2015.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2005.
SOUZA, C. H. M.; GOMES, M. L. M. Educação e Ciberespaço. 1ª. ed. Brasília: Usina das Letras, 2008.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo, Martins fontes, 1998.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003.
ZILBERMAN, Regina. O papel da literatura na escola. Via Atlântica, São Paulo, n.14, dez/2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.