ESCOLARIDADE E VARIAÇÃO NA PRODUÇÃO ESCRITA: UMA ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA DO FENÔMENO DA CONCORDÂNCIA VERBAL

Autores

  • Ronaldo Adriano de Freitas Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2015n51a216

Palavras-chave:

sociolinguística, efeito-escola, concordância verbal

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre o papel da escolaridade no processo de variação linguística. Após uma breve revisão bibliográfica, desenvolvemos a análise da variação do fenômeno da concordância verbal em redações produzidas em uma instituição escolar a fim de verificar qual o peso do fator escolaridade na realização da concordância verbal nas formas padrão ou populares/ estigmatizadas.

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Biografia do Autor

  • Ronaldo Adriano de Freitas, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense
    Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense em Campos dos Goytacazes, RJ. Possui graduação em Letras - Português-Inglês, pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2001) e é mestrando em Estudos de Linguagem, na linha de pesquisa Teoria do Texto, do Discurso e da Interação, pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

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Publicado

2016-01-13

Como Citar

ESCOLARIDADE E VARIAÇÃO NA PRODUÇÃO ESCRITA: UMA ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA DO FENÔMENO DA CONCORDÂNCIA VERBAL. Cadernos de Letras da UFF, Brasil, v. 25, n. 51, 2016. DOI: 10.22409/cadletrasuff.2015n51a216. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/43573. Acesso em: 5 dez. 2025.