A discursividade no/do corpo de <i>miss(es)</i> - muçulmana e mundo

Autores

  • Adriana Stela Bassini Edral Universidade do Vale do Itajaí
  • Ana Paula Andrade Assumpção Universidade Católica de Pelotas - UCPel
  • Luciane Botelho Martins Universidade Católica de Pelotas - UCPel http://orcid.org/0000-0003-4006-9814

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a235

Palavras-chave:

Corpo, discurso, cultura.

Resumo

Partindo do princípio de que o funcionamento discur­sivo no/do corpo revela a presença de valores sociais e ideológicos congruentes à cultura de um povo, propo­mos, a partir de discursos veiculados na mídia online sobre os concursos de beleza Miss Mundo e Miss Mu­çulmana, compreender de que forma o poder é simbo­lizado no corpo e que estratégias são usadas pela mídia ocidental e oriental, considerando os estudos de gênero. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Stela Bassini Edral, Universidade do Vale do Itajaí

Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catari­na. Tem Graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Itajaí. Atualmente é professora em tempo integral da Universidade do Vale do Itajaí, atuando nos cursos de Pu­blicidade e Propaganda, Relações Públicas e Turismo e Hotelaria. Sua pesqui­sas têm como foco narrativas seriadas de massa, como seriados e telenovelas.

Ana Paula Andrade Assumpção, Universidade Católica de Pelotas - UCPel

Doutoranda do curso de Letras da Universidade Católica de Pelotas (PPGL -UCPel). É Mestre em Letras pela mesma universidade; possui graduação em Letras – Português e Latim e respectivas Literaturas pela Universidade do Es­tado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é professora do Ensino Médio pelo Estado do Rio Grande do Sul. É membro do LEAD (Laboratório de Es­tudos em Análise de Discurso pêcheuxtiana), vinculado ao Programa de Pós- Graduação em Letras da UCPel, em que desenvolve atividades de pesquisa na linha “Discurso, ideologia e inconsciente”.

Luciane Botelho Martins, Universidade Católica de Pelotas - UCPel

Doutoranda do curso de Letras/UCPel e membro do LEAD – Laboratório de Estudos em Análise do Discurso; tem Mestrado em Letras pela UCPel; é pedagoga e graduada em Letras Português-Inglês, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande (2015 e 2001, respectivamente). Atualmente é profes­sora de anos iniciais na Prefeitura Municipal de Rio Grande e pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Referências

ABU-LUGHOD, Lila. As mulheres muçulmanas precisam realmente de salvação? Reflexões antropológicas sobre o relativismo cultural e seus Outros. Estudos Feministas, [S.l.], v. 20, n. 2, p. 451, ago. 2012. ISSN 0104-026X. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/S0104-026X2012000200006>. Acesso em 22 jan. 2015.

ADORNO, T.W.; HORKHEIMER, M. A dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1995.

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado. Rio de Janeiro, RJ: Graal Editora, 1985.

BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. Lisboa: Arte & Comunicação. 2011.

BENJAMIN, W. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BUCCI, E.; KEHL, M.R. Videologias: ensaios sobre televisão. São Paulo: Boitempo, 2004.

CANCLINI, N.G. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Trad. Ana Regina e Heloísa Pezza Cintrão. São Paulo: USP, 1997.

DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. E-book digitalizado por Coletivo Periferia e eBooks Brasil, 2003.

ERNST, Aracy. A falta, o excesso e o estranhamento. Seminário de Estudos em Análise do Discurso. UFRGS, 2009. Disponível em: <http://www.discurso.ufrgs.br/anaisdosead/4SEAD/SIMPOSIOS/AracyErnstPereira.pdf> Acesso em 25 de janeiro de 2015.

FERREIRA, F. C. B. Diálogos sobre o uso do véu (hijab): empoderamento, identidade e religiosidade. Perspectivas, São Paulo, v. 43, p. 183-198, 2013. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/perspectivas/article/viewFile/6617/4864. Acesso em 23 jan. 2015.

LACAN, J. Escritos. Trad. Vera Ribeiro, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1998, P 96 – 103.

MURANO, R.M. & BOFF, Leonardo. Feminino e masculino: uma consciência para o encontro das diferenças. Rio de Janeiro; Sextante, 2002.

ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio. No movimento dos sentidos.6ª ed. Campinas: Unicamp, 2007.
_______________________. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4. ed. Campinas, SP: Pontes, 1996.

_____________________. Discurso em Análise: sujeito, sentido e ideologia. 2ª ed. Campinas: Pontes, 2012.

_____________________. Análise do discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2013.

PÊCHEUX, Michel; FUCHS, Catherine (1975). A propósito da Análise Automática do Discurso: atualização e perspectivas. Tradução de Péricles Cunha. In: GADET, Françoise; HAK, Tony. (Org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3. ed. Campinas: Unicamp, 1997. p. 163-252.

RÃœDIGER, F. Comunicação e teoria crítica da sociedade: Adorno e a Escola de Frankfurt. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999.

ŽIŽEK, Slavoj. Como ler Lacan. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

Downloads

Publicado

2017-01-15

Como Citar

EDRAL, A. S. B.; ASSUMPÇÃO, A. P. A.; MARTINS, L. B. A discursividade no/do corpo de <i>miss(es)</i> - muçulmana e mundo. Cadernos de Letras da UFF, v. 26, n. 53, 15 jan. 2017.