Língua e cultura: a (re)construção do sujeito à luz do paradigma da complexidade - uma reflexão sobre a identidade indígena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a236

Palavras-chave:

Emergência de identidades, Povo parkatêjê, Complexidade.

Resumo

Embora o Paradigma da Complexidade venha ganhando mais espaço e reconhecimento, até o momento, não se tem conhecimento de estudos que reflitam sob a iden­tidade indígena de suas lentes. Diante disso, este traba­lho tem por objetivo apresentar a questão da identidade como um sistema complexo/caótico imbuído pelo conta­to de línguas em permanente processo de reconstrução. 

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Biografia do Autor

Tereza Tayná Coutinho Lopes, Universidade Federal do Pará

Mestranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Pará (bolsa CAPES) com pesquisa acerca de aspectos da Língua Parkatêjê. Graduada em Letras, habilitação em Língua Portuguesa, pela mesma instituição de ensino, onde atuou como bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) e realizou pesquisas nas áreas de linguística descritiva e antropológica. Defendeu o Tra­balho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Aspectos morfológicos de termos de parentesco em Parkatêjê”. Interessa-se por temas como: linguística descritiva; onomástica; sociolinguística e antropologia.

Marília de Nazaré de Oliveira Ferreira, Universidade Federal do Pará

Doutora em Linguística pela Unicamp e pela La TrobeUniversity (Austrá­lia); Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Possui espe­cialização/aperfeiçoamento pela LinguisticSocietyofAmerica (LSA), na Ohio StateUniversity (Columbus, Estados Unidos), e pela Universidade Federal de Goiás (UFG) no curso Intensivo em Linguística Indígena. Tem Graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará. É Professora Associada do Ins­tituto de Letras e Comunicação, vinculada à Faculdade de Letras, da Univer­sidade Federal do Pará (UFPA). Atua no campo da educação indígena, com assessoria a projeto de formação de professores indígenas voltados para suas comunidades, promovendo atividades de extensão que visam à formação ci­dadã e inclusiva na Região Amazônica. Suas principais áreas de interesse são Descrição de Línguas Indígenas Amazônicas com ênfase em Morfossintaxe, Tipologia linguística, Teoria e Análise Linguística, além de questões relacio­nadas à Sociolinguística Educacional, à descrição e ensino de língua portugue­sa e de Libras.

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Publicado

2017-01-15

Como Citar

LOPES, T. T. C.; FERREIRA, M. DE N. DE O. Língua e cultura: a (re)construção do sujeito à luz do paradigma da complexidade - uma reflexão sobre a identidade indígena. Cadernos de Letras da UFF, v. 26, n. 53, 15 jan. 2017.