Língua e cultura: a (re)construção do sujeito à luz do paradigma da complexidade - uma reflexão sobre a identidade indígena
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a236Palavras-chave:
Emergência de identidades, Povo parkatêjê, Complexidade.Resumo
Embora o Paradigma da Complexidade venha ganhando mais espaço e reconhecimento, até o momento, não se tem conhecimento de estudos que reflitam sob a idenÂtidade indígena de suas lentes. Diante disso, este trabaÂlho tem por objetivo apresentar a questão da identidade como um sistema complexo/caótico imbuído pelo contaÂto de línguas em permanente processo de reconstrução.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Leopoldina. Semântica gerativa da língua gavião-jê. 1977. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1977.
_________. Aspectos da língua gavião-jê. 1989. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 1989.
FERRAZ, Iara. Os Parkatêjê das matas do Tocantins: a epopeia de um líder Timbira. 1984. Dissertação (Mestrado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1984.
FERREIRA, Marília de Nazaré O. Estudo morfossintático da língua parkatêjê. 2003. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2003.
JÕPAIPARE, Toprãmre Krôhôkrenhữm. Me ikwỳ tekjê ri: isto pertence ao meu povo. 1. ed. Marabá, PA: Gknoronha, 2011.
LARSEN-FREEMAN, Diane. ‘Chaos/complexity science and second language acquisition”. Applied Linguistics, v 18, n. 2. p. 141-65, 1997.
LARSEN-FREEMAN, Diane; CAMERON, Lynne. Complex Systems and Applied Linguistics. Oxford: Oxford, 2008.
MARTINAZZO, Celso José. ‘Identidade Humana: unidade e diversidade enquanto desafios para uma educação planetária”. Contexto & Educação, ano 25, n. 84, jul./dez., p. 31-50, 2010. Disponível em: <http://www.uece.br/setesaberes/anais/pdfs/trabalhos/349-07072010-182735.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2015.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2. ed. São: Cortez; Brasília: UNESCO, 2002.
RESENDE, Liliane Assis Sade. Identidade e Aprendizagem de inglês sob a ótica do caos e dos sistemas complexidade. 2009. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
SADE, Liliane Assis. Identidade e aprendizagem de inglês pela ótica da complexidade. In: PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e; NASCIMENTO, Milton do (Org.). Sistemas adaptativos complexos: lingua(gem) e aprendizagem. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2009, p. 205-226.
SILVA, Maria de Nazaré Moraes da. A tradição oral no ensino de línguas indígenas: uma proposta para o povo parkatêjê. 2014. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Pará, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.