Bilinguismo e identidade: uma dupla construção
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a246Palavras-chave:
Constituição identitária, Bilinguismo, Identidade linguística.Resumo
Este artigo propõe algumas considerações sobre a constiÂtuição identitária de sujeitos bilíngues. A pretensão não é a de apresentar dados referentes a pesquisas de campo, tampouco realizar uma análise profunda dos conceitos discutidos, mas sim refletir, sob a ótica dos Estudos CulÂturais, acerca da complexidade e tensões envolvidas na questão da identidade em sujeitos que utilizam duas ou mais línguas.
Downloads
Referências
FLORY, Elizabete Villibor & SOUZA Maria Thereza Costa Coelho de. Bilinguismo: Diferentes definições, diversas implicações. Revista Intercâmbio, São Paulo: LAEL/PUC-SP. v. XIX, pp.23-40, 2009.
FREITAS, Letícia Fonseca Richthofen de. Práticas identitárias e a construção das alteridades no contexto escolar. In: FERREIRA, Taís (Org.). Identidades no contexto escolar. Porto Alegre: Observatório Gráfico, 2013, pp.11-25.
GROSJEAN, François. Individual Biligualism. In: The Encyclopedia of Language and Linguistics. Oxford: Pergamon Press, 1994.
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções do nosso tempo. Educação & Realidade. Porto Alegre/RS: UFRGS/FACED. v.22, n.2, pp.15-46, jul./dez. 1997.
____. A identidade cultural na pós-modernidade. 11ª Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2011.
____. Quem precisa de identidade? In SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis/RJ: Vozes, 2000. pp.103-133.
HAMERS, Josiane F. & BLANC, Michel A. Bilinguality and Bilingualism. Cambridge: Cambridge University Press, 2nd edition, 2000.
MEGALE, Antonieta Heyden. Bilingüismo e educação bilíngüe – discutindo conceitos. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL. v. 3, n. 5, ago. 2005.
____. Duas línguas, duas culturas? A construção da identidade cultural de indivíduos bilíngues. Veredas – on-line. v. 2, n. 9, p.90-102, 2009.
MOZZILLO, Isabella. A conversação bilíngüe dentro e fora da sala de aula de língua estrangeira. In: HAMMES, W.; VETROMILLE-CASTRO, R. (Orgs.) Transformando a sala de aula, transformando o mundo: ensino e pesquisa em língua estrangeira. Pelotas: Educat, 2001.
NASCIMENTO, Cecília Eller Rodrigues. O jogo na aula de língua estrangeira: espaço aberto para a manifestação do eu. Alfa, São Paulo, v.52, n.1, pp.149-156, 2008.
RODRIGUES, Luiz Carlos Balga. Atitude, Imaginário, Representação e Identidade Linguística: Aspectos Conceituais. Cadernos do XIV Congresso Nacional de Linguística e Filologia/Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos. Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ. 2012, v. XVI, n. 4, t. 1.
SANTOS, João de Deus dos. Resenha de A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções do nosso tempo. Revista Brasileira de Educação. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n23/n23a12.pdf > Acesso em: 28 set. 2013.
SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis/RJ: Vozes, 2000. pp.73-102
____. Currículo e Identidade Social: territórios contestados. In: ____. (Org.) Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis/RJ: Vozes, 1995a, pp.190-207.
____. Os novos mapas culturais e o lugar do currículo numa paisagem pós-moderna. In: ____. (Org.) Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis/RJ: Vozes, 1995b, pp.184-202.
____. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
TUSSI, Matheus Gazzola; XIMENEZ, Andrey. Bilinguismo: características e relação com aspectos Cognitivos. Anais da X Semana de Letras. Porto Alegre: EdiPUC RS, 2010. Disponível em: <http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/Xsemanadeletras/comunicacoes/Matheus-Gazzola-Tussi.pdf> Acesso em: 13 jan. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.