O sujeito bilíngue nos Ensaios de Montaigne

Autores

  • Gilson Ramos Lopes Neto Universidade Federal de Pelotas
  • Júlia Costa Mendes Universidade Federal de Pelotas
  • Isabella Mozzillo Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a254

Palavras-chave:

Bilinguismo, Montaigne, Os Ensaios.

Resumo

O Senhor de Montaigne posiciona-se positivamente à prática do bilinguismo em seus Ensaios pós-Renascen­tistas. Com base na literatura contemporânea das Lín­guas em Contato, propõe-se, no presente trabalho, diá­logo entre um excerto da referida obra e mitos e crenças ligados ao indivíduo bilíngue. Sugere-se, assim, que o plurilinguismo predomina em vez do monolinguismo desde os tempos quinhentistas. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gilson Ramos Lopes Neto, Universidade Federal de Pelotas

    Mestrando em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Possui Graduação em Letras Licenciatura Português– Francês e res­pectivas literaturas pela UFPel. É licenciado em Ciências da Comunicação Musicolinguística Sistema CO.MU.PH.AN em quatro línguas pelo Instituto Superior de Música, Línguas e Cultura (InstitutSupérieur de Musique Lan­gues et Culture) de Genebra (Suíça). Exerceu o cargo de Coordenador de Cursos de Idiomas para Adultos na Associação Raízes (Suíça) e na Université­Populairedu Canton de Genève.

  • Júlia Costa Mendes, Universidade Federal de Pelotas

    Mestranda em Linguística na Universidade Federal de Pelotas. Possui Gradua­ção em Letras –Licenciatura em Português-Francês pela mesma universidade. Atua principalmente no tema bilinguismo.

  • Isabella Mozzillo, Universidade Federal de Pelotas

    Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É Mestre em Letras pela Universidade Católica de Pelotas e Graduada em Letras – Licenciatura em Português-Francês pela Universidade Federal de Pelotas, e em Direito pela mesma Universidade. Atualmente é Professora As­sociada III do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas. Líder do grupo de pesquisa do CNPq “Línguas em contato”, com in­teresses voltados para bilinguismo, contato linguístico, ensino e aprendizagem de francês, bem como para a formação e desenvolvimento do profissional de língua estrangeira.

Referências

ARAÚJO, S. X. G. Os Ensaios de Montaigne com Sérgio Xavier Gomes de Araújo. In: Literatura Fundamental 23. Univesp TV. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=RBfc-J5_2Tw. Acesso em 2/5/2016.
HARDING, E.; RILEY, P. The Bilingual Family: a Handbook for Parents. USA: Cambridge University Press, 1986.
JOURNET, N. Grandir entre deux langues - Entretien avec Barbara Abdellilah-Bauer et Ranka Bijeljac-Babic, 2015. Revista Sciences Humaines. Disponível em  http://www.sciences
humaines.com/grandir-entre-deux-languesentretien-avec-barbara-abdellilah-bauer-et-ranka-bijeljac-babic_fr_34976.html. Acesso em 16/5/2016.
KRASHEN, S. Principles and Practice in Second Language Acquisition. University of Southern California, 1982.
MONTAIGNE, M. E. Ensaios Livro I. Tradução de Sérgio Milliet. Porto Alegre:
Editora Globo, 1961.
_____. Les Essais: Textes choisis. 12e édition. Collection Nouveaux Classiques illustrés. Dirigée par Hubert Carrier. Evreux: Hachette, 1976.
_____. Essais de Michel de Montaigne: texte original de 1580 avec les variantes des
éditions de 1582 et 1587. Publié par R. Dezeimeris & H. Barckhausen.
Bordeaux: Féret et Fils, 1870. Tome 1. Disponível em http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k102435w/
f3.image.langFR. Acesso em 16/5/2016.
MOORE, D. Plurilinguismes et école. Collection LAL. Paris: Editions Didier, 2006.
MORIN, E. Il n’y a pas de solution, mais il y a une voie. Terra Eco, p. 01-09. Disponível em http://www.terraeco.net/Edgar-Morin-Il-n-y-a-pas-de,56141.html. Acesso em 16/5/2016.
_____. Ramadan/Morin: le duo de l'impossible? Zemmour et Naulleau. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=GtaNI00W0Gk. Acesso em 16/5/2016.
MOZZILLO, I. A conversação bilíngue dentro e fora da sala de aula de língua estrangeira. In: HAMMES, W.; VETROMILLE-CASTRO, R. (orgs.) Transformando a sala de aula, transformando o mundo: ensino e pesquisa em língua estrangeira. Pelotas: Educat, 2001.
SELINKER, L.. Interlanguage. IRAL, International Review of Applied Linguistics in Language Teaching, 1972.
VIEIRA, J.; MOURA, H. Língua estrangeira: direito ou privilégio? In: LOPES DA SILVA, F.; MOURA, H. O direito à fala. A questão do preconceito lingüístico.
Florianópolis: Editora Insular, 2000.

Downloads

Publicado

2017-01-15

Como Citar

O sujeito bilíngue nos Ensaios de Montaigne. Cadernos de Letras da UFF, Brasil, v. 26, n. 53, 2017. DOI: 10.22409/cadletrasuff.2016n53a254. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/43608. Acesso em: 5 dez. 2025.