O sujeito bilíngue nos <i>Ensaios</i> de Montaigne

Autores

  • Gilson Ramos Lopes Neto Universidade Federal de Pelotas
  • Júlia Costa Mendes Universidade Federal de Pelotas
  • Isabella Mozzillo Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a254

Palavras-chave:

Bilinguismo, Montaigne, Os Ensaios.

Resumo

O Senhor de Montaigne posiciona-se positivamente à prática do bilinguismo em seus Ensaios pós-Renascen­tistas. Com base na literatura contemporânea das Lín­guas em Contato, propõe-se, no presente trabalho, diá­logo entre um excerto da referida obra e mitos e crenças ligados ao indivíduo bilíngue. Sugere-se, assim, que o plurilinguismo predomina em vez do monolinguismo desde os tempos quinhentistas. 

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Biografia do Autor

Gilson Ramos Lopes Neto, Universidade Federal de Pelotas

Mestrando em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Possui Graduação em Letras Licenciatura Português– Francês e res­pectivas literaturas pela UFPel. É licenciado em Ciências da Comunicação Musicolinguística Sistema CO.MU.PH.AN em quatro línguas pelo Instituto Superior de Música, Línguas e Cultura (InstitutSupérieur de Musique Lan­gues et Culture) de Genebra (Suíça). Exerceu o cargo de Coordenador de Cursos de Idiomas para Adultos na Associação Raízes (Suíça) e na Université­Populairedu Canton de Genève.

Júlia Costa Mendes, Universidade Federal de Pelotas

Mestranda em Linguística na Universidade Federal de Pelotas. Possui Gradua­ção em Letras –Licenciatura em Português-Francês pela mesma universidade. Atua principalmente no tema bilinguismo.

Isabella Mozzillo, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É Mestre em Letras pela Universidade Católica de Pelotas e Graduada em Letras – Licenciatura em Português-Francês pela Universidade Federal de Pelotas, e em Direito pela mesma Universidade. Atualmente é Professora As­sociada III do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas. Líder do grupo de pesquisa do CNPq “Línguas em contato”, com in­teresses voltados para bilinguismo, contato linguístico, ensino e aprendizagem de francês, bem como para a formação e desenvolvimento do profissional de língua estrangeira.

Referências

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Publicado

2017-01-15

Como Citar

RAMOS LOPES NETO, G.; COSTA MENDES, J.; MOZZILLO, I. O sujeito bilíngue nos <i>Ensaios</i> de Montaigne. Cadernos de Letras da UFF, v. 26, n. 53, 15 jan. 2017.