O sujeito bilíngue nos <i>Ensaios</i> de Montaigne
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a254Palavras-chave:
Bilinguismo, Montaigne, Os Ensaios.Resumo
O Senhor de Montaigne posiciona-se positivamente à prática do bilinguismo em seus Ensaios pós-RenascenÂtistas. Com base na literatura contemporânea das LínÂguas em Contato, propõe-se, no presente trabalho, diáÂlogo entre um excerto da referida obra e mitos e crenças ligados ao indivíduo bilíngue. Sugere-se, assim, que o plurilinguismo predomina em vez do monolinguismo desde os tempos quinhentistas.
Downloads
Referências
HARDING, E.; RILEY, P. The Bilingual Family: a Handbook for Parents. USA: Cambridge University Press, 1986.
JOURNET, N. Grandir entre deux langues - Entretien avec Barbara Abdellilah-Bauer et Ranka Bijeljac-Babic, 2015. Revista Sciences Humaines. Disponível em http://www.sciences
humaines.com/grandir-entre-deux-languesentretien-avec-barbara-abdellilah-bauer-et-ranka-bijeljac-babic_fr_34976.html. Acesso em 16/5/2016.
KRASHEN, S. Principles and Practice in Second Language Acquisition. University of Southern California, 1982.
MONTAIGNE, M. E. Ensaios Livro I. Tradução de Sérgio Milliet. Porto Alegre:
Editora Globo, 1961.
_____. Les Essais: Textes choisis. 12e édition. Collection Nouveaux Classiques illustrés. Dirigée par Hubert Carrier. Evreux: Hachette, 1976.
_____. Essais de Michel de Montaigne: texte original de 1580 avec les variantes des
éditions de 1582 et 1587. Publié par R. Dezeimeris & H. Barckhausen.
Bordeaux: Féret et Fils, 1870. Tome 1. Disponível em http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k102435w/
f3.image.langFR. Acesso em 16/5/2016.
MOORE, D. Plurilinguismes et école. Collection LAL. Paris: Editions Didier, 2006.
MORIN, E. Il n’y a pas de solution, mais il y a une voie. Terra Eco, p. 01-09. Disponível em http://www.terraeco.net/Edgar-Morin-Il-n-y-a-pas-de,56141.html. Acesso em 16/5/2016.
_____. Ramadan/Morin: le duo de l'impossible? Zemmour et Naulleau. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=GtaNI00W0Gk. Acesso em 16/5/2016.
MOZZILLO, I. A conversação bilíngue dentro e fora da sala de aula de língua estrangeira. In: HAMMES, W.; VETROMILLE-CASTRO, R. (orgs.) Transformando a sala de aula, transformando o mundo: ensino e pesquisa em língua estrangeira. Pelotas: Educat, 2001.
SELINKER, L.. Interlanguage. IRAL, International Review of Applied Linguistics in Language Teaching, 1972.
VIEIRA, J.; MOURA, H. Língua estrangeira: direito ou privilégio? In: LOPES DA SILVA, F.; MOURA, H. O direito à fala. A questão do preconceito lingüístico.
Florianópolis: Editora Insular, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.