Línguas, escola e sujeito surdo: análise do ‘relatório sobre a política linguística de educação bilíngue – língua brasileira de sinais e língua portuguesa”

Autores

  • Angela Corrêa Ferreira Baalbaki Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a261

Palavras-chave:

Línguas em confronto, Educação Bilíngue para surdos, Análise do Discurso.

Resumo

A partir de uma posição discursiva, o artigo propõe analisar um relatório do Ministério da Educação (MEC) sobre política linguística de educação bilíngue para surdos. Buscou-se verificar como é construída a relação do sujeito surdo com os vestígios de uma me­mória de língua interditada (PAYER, 2001) e o modo de inscrição em uma materialidade simbólica específica, a Libras, em relação à Língua Portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Corrêa Ferreira Baalbaki, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense e Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É professora do Departamen­to de Estudos da Linguagem do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma universidade. Desenvolve pesquisas na área de Análise de Discurso de linha francesa e História das Ideias Linguísticas com ênfase nos seguintes temas: for­mação de professores de línguas; processo de gramatização de línguas; ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos; discurso de divulgação científica.

Downloads

Publicado

2017-01-15

Como Citar

BAALBAKI, A. C. F. Línguas, escola e sujeito surdo: análise do ‘relatório sobre a política linguística de educação bilíngue – língua brasileira de sinais e língua portuguesa”. Cadernos de Letras da UFF, v. 26, n. 53, 15 jan. 2017.