Políticas linguísticas para o ensino de língua estrangeira em Niterói: um olhar crítico

Autores

  • Luana Franco Rocha Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a266

Palavras-chave:

Políticas linguísticas, Ensino de língua estrangeira, Avaliação.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar duas políticas linguísticas para o ensino de língua estrangeira imple­mentadas na cidade de Niterói. Partindo de uma me­todologia qualitativo-descritiva, o trabalho responde às questões propostas por Cooper (1997) de forma a desenvolver uma avaliação de ambos os projetos. Os resultados obtidos nos levam a duas principais questões: a formação de professores e a violência nas escolas. 

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Biografia do Autor

Luana Franco Rocha, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Estudos de Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação da Uni­versidade Federal Fluminense, com pesquisa na área de políticas linguísticas, tendo sido Bolsista Nota 10 da Faperj. Cursou Graduação em Letras – Portu­guês/Francês pela Universidade Federal Fluminense. Foi professora de Língua Francesa da rede estadual do Rio de Janeiro, atuando com ensino bilíngue na Escola Intercultural Brasil-França, em Niterói, RJ. Tem também experiência no ensino de português como língua estrangeira, tendo lecionado na França para alunos do ensino fundamental e médio, além de ter experiência na apli­cação do exame Celpe-Bras e Delf. Foi monitora do Laboratório de Estudos em Tradução (LABESTRAD) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

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Publicado

2017-01-15

Como Citar

ROCHA, L. F. Políticas linguísticas para o ensino de língua estrangeira em Niterói: um olhar crítico. Cadernos de Letras da UFF, v. 26, n. 53, 15 jan. 2017.