Políticas linguísticas para o ensino de língua estrangeira em Niterói: um olhar crítico
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a266Palavras-chave:
Políticas linguísticas, Ensino de língua estrangeira, Avaliação.Resumo
Este trabalho tem por objetivo analisar duas políticas linguísticas para o ensino de língua estrangeira impleÂmentadas na cidade de Niterói. Partindo de uma meÂtodologia qualitativo-descritiva, o trabalho responde às questões propostas por Cooper (1997) de forma a desenvolver uma avaliação de ambos os projetos. Os resultados obtidos nos levam a duas principais questões: a formação de professores e a violência nas escolas.
Downloads
Referências
ATLAS BRASIL. Disponível em: <http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil_m/niteroi_rj>. Aceso em: 1 de março de 2016.
BAYLON, Christian. Sociolinguistique. Société, langue et discours. Paris, Nathan, 2ª Ed, 1996.
BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília : 1996.
BUATOIS, Aurélie. La d´emarche FOS appliquée à l’enseignement bilingue au Brésil. Faciliter l’int´egration des futurs lycéens de la première section bilingue publique du pays. Grenoble: Université Stendhal, 2014.
CALVET, Louis-Jean. La sociolinguistique. Paris, P.U.F, 1993.
__________. As políticas linguísticas. São Paulo, Parábola, 2007.
CHAUDENSON, Robert. Politique et aménagement linguistiques. Des concepts revisités à la lumière de quelques expériences, In: Juillard C., Calvet L.-J. (Èds), Les politiques linguistiques, mythes et réalités, FMA, Beyrouth, 1996, pp 115-126.
CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Disponível em <http://www.cee.rj.gov.br/coletanea/d341.pdf> Acesso em: 20 de maio de 2016.
COOPER, Robert L. La planification linguística y el cambio social.Traduzido para o espanhol por José M. Perazzo. Cambridge University Press. 1997.
FLUMINESE, O. Disponível em: <http://www.ofluminense.com.br/pt-br/cidades/conselho-de-seguran%C3%A7a-quer-volta-do-patrulhamento-escolar> Acesso em: 16 de fevereiro de 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.
________. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1987, 23ª reimp.
GARCÍA, Ofelia. Bilingual Education in the 21st Century : A Global Perspective. West Sussex : Wiley¬ Blackwell, 2009, versão eletrônica.
GLOBO, O. Disponível em: http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/o-rio-o-maior-estado-francofono-do-pais-diz-ministra-francesa-8333139. Acesso em: 16 de fevereiro de 2016.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Disponível em: <http://www.cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=&codmun=330330&search=||infogr%E1ficos:-hist%F3rico>. Acesso em: 18 de fevereiro de 2016.
LAGARES, Xoán. Ensino do espanhol no Brasil: uma (complexa) questão de política linguística. In: NICOLAIDES, SILVA, TILIO, ROCHA (orgs.) Política e políticas linguísticas. Campinas: Pontes, 2013, pp. 181-198.
MONTEIRO, Joana; ROCHA, Rudi. Drug battles and school achievement: evidence from Rio de Janeiro's favelas. In: Texto para discussão 006, 2013. Rio de Janeiro: Instituto de economia UFRJ, 2013.
NITEROI QUE QUEREMOS. Disponível em: <http://www.niteroiquequeremos.com.br/static/files/etapa3.pdf> Acesso em: 18 de fevereiro de 2016.
NITERÓI TRANSPORTES E TRÂNSITO. Disponível em: <http://www.nittrans.niteroi.rj.gov.br/#!escola-municipal-ansio-teixeira/cr7q>. Acesso em: 16 de fevereiro de 2016.
PREFEITURA DE NITERÓI. Disponível em: <http://www.niteroi.rj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3519:2015-11-12-15-32-45>. Acesso em: 16 de fevereiro de 2016.
RAJAGOPALAN, Kanavillil. Política linguística: do que é que se trata, afinal? In: NICOLAIDES, SILVA, TILIO, ROCHA (orgs.) Política e políticas linguísticas.Campinas: Pontes, 2013, pp 19-42.
ROCHA, Luana. O ensino de língua estrangeira em Niterói: um olhar político lunguístico. Niterói: UFF, 2016.
ROSELLI, M. Le projet politique de la langue française. Genèse et usages de la langue comme objet d’intervention publique : le rôle de l’Alliance française, Politix, n° 36, décembre, 1996, pp 73-94.
SOARES, Magda. Linguagem e escola: Uma perspectiva social. 10ª ed. São Paulo: Ática, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.