Os direitos linguísticos no ensino de surdos no Brasil: uma valorização de línguas?

Autores

  • Verônica de Oliveira Louro Rodrigues Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) / Universidade Federal Fluminense (UFF) / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) http://orcid.org/0000-0003-4854-2696

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a273

Palavras-chave:

Direitos linguísticos, surdos, língua.

Resumo

Este trabalho trata do ensino de surdos no Brasil, em relação a seus direitos linguísticos de valorização da Lín­gua Brasileira de Sinais (Libras) e da Língua Portuguesa dentro do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), comparando o Plano de Desenvolvimento Ins­titucional com a Declaração Universal de Direitos Lin­guísticos de 1996 e com as principais políticas públicas do país voltadas para esse grupo minoritário. 

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Biografia do Autor

Verônica de Oliveira Louro Rodrigues, Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) / Universidade Federal Fluminense (UFF) / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Mestranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF); possui Especialização em Língua Espanhola Instrumental para Lei­tura e Graduação (Bacharelado e Licenciatura Plena) em Letras, Português­-Espanhol, também pela UERJ. É Professora Efetiva da Educação Básica, na área de Português e Literaturas, do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), desde 2009, e de Espanhol pela Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC), desde 2011. É autora de livros di­dáticos de Língua Espanhola para o Ensino Fundamental pela Editora Irium. Tem experiência como docente da educação básica em escolas públicas e pri­vadas. Interessa-se pelos seguintes temas de pesquisa: análise do discurso de base francesa; bilinguismo; educação de surdos; ensino de Língua Portuguesa como segunda língua (L2) para surdos; processo de ensino-aprendizagem de leitura e escrita em língua portuguesa como L2 e políticas linguísticas voltadas para a educação de surdos.

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Publicado

2017-01-15

Como Citar

RODRIGUES, V. DE O. L. Os direitos linguísticos no ensino de surdos no Brasil: uma valorização de línguas?. Cadernos de Letras da UFF, v. 26, n. 53, 15 jan. 2017.