Minha mãe é belíssima: o elogio excessivo como estratégia de (im)polidez em negociação no contato intercultural entre duas estudantes de português brasileiro como segunda língua

Autores

  • Rodrigo Albuquerque Pereira Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a282

Palavras-chave:

(Im)polidez, elogio (excessivo), ensino de português brasileiro como L2.

Resumo

Neste estudo, propomos analisar, à luz da sociolinguísti­ca interacional e da pragmática, como o elogio excessivo é avaliado pelos alunos falantes de espanhol no contexto de ensino de português brasileiro como segunda língua. Constatamos nos dados analisados que a participante Nora, ao contrário de Flora, avaliou positivamente o uso do elogio (desejava cumprir com a atividade pedagógica designada e destacar os atributos positivos da mãe).

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Biografia do Autor

Rodrigo Albuquerque Pereira, Universidade de Brasília

Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB); Mestre em Lin­guística pela mesma universidade e graduado em Letras Português do Brasil como Segunda Língua também na UnB. É Professor Adjunto I no Depar­tamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas da Universidade de Brasília (UnB), atuando, especialmente, nas áreas seguintes: sociolinguística interacional, estudos etnográficos, cognição social, linguística de texto e ensi­no de português como primeira e segunda língua.

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Publicado

2017-01-15

Como Citar

PEREIRA, R. A. Minha mãe é belíssima: o elogio excessivo como estratégia de (im)polidez em negociação no contato intercultural entre duas estudantes de português brasileiro como segunda língua. Cadernos de Letras da UFF, v. 26, n. 53, 15 jan. 2017.