ESTUDO EXPLORATÓRIO DO ALÇAMENTO DAS VOGAIS MÉDIAS /e o/ NO ALIB: DADOS DE FLORIANÓPOLIS

Autores

  • Lilian Elisa Minikel Brod UFSC
  • Felício Wessling Margotti UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2013n47a318

Palavras-chave:

Alçamento das vogais médias, geolinguística e dialetologia, fonética acústica.

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar o alçamento das vogais médias /e/ e /o/ no falar florianopolitano. Os dados foram coletados do Atlas Linguístico do Brasil (ALIB) e analisados nas perspectivas da geolinguística e da fonética acústica. A análise dos resultados mostrou o alçamento das vogais médias pré-tônicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian Elisa Minikel Brod, UFSC

Graduada em Letras pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2001) e especialista em Interdisciplinaridade pela Universidade da Região de Joinville (2004). Mestre (2010) e doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, na área de Teoria e Análise Linguística com foco em Fonética e Fonologia. Tem experiência em educação atuando como Tutora no Curso de Letras-Português da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFSC).

Felício Wessling Margotti, UFSC

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atua no ensino de Dialetologia e Sociolinguística, Morfologia do Português, História da Língua, concentrando suas pesquisas na linha de variação e mudança linguística. É membro da equipe de pesquisadores do Atlas Linguístico-Etnográfico da Região Sul do Brasil (ALERS) e do Atlas Linguístico do Brasil (ALIB). É Professor Associado 4 da Universidade Federal de Santa Catarina, na qual exerce a função de Diretor do Centro de Comunicação e Expressão.

Downloads

Publicado

2013-12-30

Como Citar

BROD, L. E. M.; MARGOTTI, F. W. ESTUDO EXPLORATÓRIO DO ALÇAMENTO DAS VOGAIS MÉDIAS /e o/ NO ALIB: DADOS DE FLORIANÓPOLIS. Cadernos de Letras da UFF, v. 23, n. 47, 30 dez. 2013.

Edição

Seção

Dossiê