LEITURA FÍLMICA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DOS EFEITOS DE SENTIDO DE TEMAS ABORDADOS EM DESENHO ANIMADO DA TURMA DA MÔNICA

Autores

  • Sandro Braga UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2013n47a325

Palavras-chave:

Leitura audiovisual, Interpretação, Turma da Mônica.

Resumo

Apresentamos uma discussão acerca da leitura em sala de aula. Entendemos a leitura como uma prática para além da materialidade da escrita. A partir do escopo da Análise do Discurso de inspiração francesa, investimos na perspectiva de que ler é interagir. Para isso, é necessário saber ler o mundo, interpretá-lo e, por fim, reescreve- lo. Assim, propomos a leitura de filmes da Turma da Mônica como instrumentalização para outros processos de leitura do mundo atual, que é permeado de imagem e som. Nosso foco está na formação de leitores críticos, capazes de percorrer as tramas discursivas que levam um texto a produzir sentido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Braga, UFSC

Graduado em Comunicação Social/Jornalismo (UFSC- 1998) e em Letras Português (UFSC-2011); mestre em Linguística na área da análise do discurso (UFSC-2001); doutor em Linguística no campo da filosofia da linguística (UFSC-2007). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Língua e Literatura Vernáculas. Na graduação, atua na área de produção textual dos gêneros da esfera acadêmica e profissional e da análise do discurso. Interessa-se por temas de pesquisas que envolvam práticas discursivas em processos de leitura e escrita.

Downloads

Publicado

2013-12-30

Como Citar

BRAGA, S. LEITURA FÍLMICA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DOS EFEITOS DE SENTIDO DE TEMAS ABORDADOS EM DESENHO ANIMADO DA TURMA DA MÔNICA. Cadernos de Letras da UFF, v. 23, n. 47, 30 dez. 2013.

Edição

Seção

Dossiê