LEITURA FÍLMICA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DOS EFEITOS DE SENTIDO DE TEMAS ABORDADOS EM DESENHO ANIMADO DA TURMA DA MÔNICA

Autores

  • Sandro Braga UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2013n47a325

Palavras-chave:

Leitura audiovisual, Interpretação, Turma da Mônica.

Resumo

Apresentamos uma discussão acerca da leitura em sala de aula. Entendemos a leitura como uma prática para além da materialidade da escrita. A partir do escopo da Análise do Discurso de inspiração francesa, investimos na perspectiva de que ler é interagir. Para isso, é necessário saber ler o mundo, interpretá-lo e, por fim, reescreve- lo. Assim, propomos a leitura de filmes da Turma da Mônica como instrumentalização para outros processos de leitura do mundo atual, que é permeado de imagem e som. Nosso foco está na formação de leitores críticos, capazes de percorrer as tramas discursivas que levam um texto a produzir sentido.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sandro Braga, UFSC

    Graduado em Comunicação Social/Jornalismo (UFSC- 1998) e em Letras Português (UFSC-2011); mestre em Linguística na área da análise do discurso (UFSC-2001); doutor em Linguística no campo da filosofia da linguística (UFSC-2007). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Língua e Literatura Vernáculas. Na graduação, atua na área de produção textual dos gêneros da esfera acadêmica e profissional e da análise do discurso. Interessa-se por temas de pesquisas que envolvam práticas discursivas em processos de leitura e escrita.

Downloads

Publicado

2013-12-30

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

LEITURA FÍLMICA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DOS EFEITOS DE SENTIDO DE TEMAS ABORDADOS EM DESENHO ANIMADO DA TURMA DA MÔNICA. Cadernos de Letras da UFF, Brasil, v. 23, n. 47, 2013. DOI: 10.22409/cadletrasuff.2013n47a325. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/43669. Acesso em: 5 dez. 2025.