A REFERÊNCIA NOS ESTUDOS SEMÂNTICOS

Autores

  • Luiz Francisco Dias UFMG
  • Priscila Brasil Gonçalves Lacerda UFMG

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2013n47a329

Palavras-chave:

referência, referenciação, enunciação.

Resumo

A referência tem sido tratada no âmbito dos estudos semânticos por diversos pontos de vista. Em todos eles, ela se constitui na relação entre um elemento da ordem do linguístico e algo que lhe serve como contraparte. São apresentadas neste artigo algumas concepções acerca da natureza da relação referencial com o objetivo de mostrar que é justamente a delimitação da natureza dessa contraparte que determina os contrastes substanciais entre as diferentes perspectivas sobre a referência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Francisco Dias, UFMG

Doutor em linguística pela UNICAMP (1995). Tem experiência na área de linguística, com ênfase em Semântica, atuando principalmente com os seguintes temas: relação semântica e sintaxe, enunciação e gramática, ensino do português e história das ideias linguísticas. É autor do livro Os sentidos do idioma nacional e organizador da obra Texto, escrita, interpretação: ensino e pesquisa. Publicou ainda 23 artigos em periódicos especializados e 23 capítulos de livros. Já orientou 16 dissertações de mestrado e duas teses de doutorado. Atua na graduação e na pós-graduação como professor Associado IV e pesquisador na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi Secretário-Executivo da ABRALIN e membro titular do Conselho Deliberativo da ANPOLL. Atualmente, é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPQ.

Priscila Brasil Gonçalves Lacerda, UFMG

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da UFMG (PosLin/UFMG) e bolsista do CNPq, atualmente desenvolve um projeto sobre adjuntos adverbiais, seguindo a perspectiva de uma sintaxe de bases enunciativas. Possui mestrado na área de Linguística Teórica e Descritiva (2009), também pelo PosLin/UFMG e graduação em Letras Licenciatura português-Frances (2006) pela Faculdade de Letras da UFMG. Suas principais publicações estão na área de sintaxe e semântica, desenvolvendo reflexões sobre as implicações da enunciação na configuração da estrutura linguística e na constituição da referência no âmbito da sentença. Além disso, possui experiência como docente na área de ensino do português, como língua materna e como língua estrangeira.

Downloads

Publicado

2013-12-30

Como Citar

DIAS, L. F.; LACERDA, P. B. G. A REFERÊNCIA NOS ESTUDOS SEMÂNTICOS. Cadernos de Letras da UFF, v. 23, n. 47, 30 dez. 2013.