A REFERÊNCIA NOS ESTUDOS SEMÂNTICOS

Autores

  • Luiz Francisco Dias UFMG
  • Priscila Brasil Gonçalves Lacerda UFMG

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2013n47a329

Palavras-chave:

referência, referenciação, enunciação.

Resumo

A referência tem sido tratada no âmbito dos estudos semânticos por diversos pontos de vista. Em todos eles, ela se constitui na relação entre um elemento da ordem do linguístico e algo que lhe serve como contraparte. São apresentadas neste artigo algumas concepções acerca da natureza da relação referencial com o objetivo de mostrar que é justamente a delimitação da natureza dessa contraparte que determina os contrastes substanciais entre as diferentes perspectivas sobre a referência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Francisco Dias, UFMG

    Doutor em linguística pela UNICAMP (1995). Tem experiência na área de linguística, com ênfase em Semântica, atuando principalmente com os seguintes temas: relação semântica e sintaxe, enunciação e gramática, ensino do português e história das ideias linguísticas. É autor do livro Os sentidos do idioma nacional e organizador da obra Texto, escrita, interpretação: ensino e pesquisa. Publicou ainda 23 artigos em periódicos especializados e 23 capítulos de livros. Já orientou 16 dissertações de mestrado e duas teses de doutorado. Atua na graduação e na pós-graduação como professor Associado IV e pesquisador na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi Secretário-Executivo da ABRALIN e membro titular do Conselho Deliberativo da ANPOLL. Atualmente, é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPQ.

  • Priscila Brasil Gonçalves Lacerda, UFMG

    Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da UFMG (PosLin/UFMG) e bolsista do CNPq, atualmente desenvolve um projeto sobre adjuntos adverbiais, seguindo a perspectiva de uma sintaxe de bases enunciativas. Possui mestrado na área de Linguística Teórica e Descritiva (2009), também pelo PosLin/UFMG e graduação em Letras Licenciatura português-Frances (2006) pela Faculdade de Letras da UFMG. Suas principais publicações estão na área de sintaxe e semântica, desenvolvendo reflexões sobre as implicações da enunciação na configuração da estrutura linguística e na constituição da referência no âmbito da sentença. Além disso, possui experiência como docente na área de ensino do português, como língua materna e como língua estrangeira.

Downloads

Publicado

2013-12-30

Como Citar

A REFERÊNCIA NOS ESTUDOS SEMÂNTICOS. Cadernos de Letras da UFF, Brasil, v. 23, n. 47, 2013. DOI: 10.22409/cadletrasuff.2013n47a329. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/43673. Acesso em: 5 dez. 2025.