‘<i>The return of the native de Thomas Hardy</i>: Eustacia Vye ou o bovarismo encarnado no Wessex”

Autores

  • Thierry Goater Département d’anglais, Université Rennes 2

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a341

Palavras-chave:

Bovarismo, Thomas Hardy, Flaubert.

Resumo

Thomas Hardy é um dos grandes romancistas ingleses do final da era vitoriana. Entre os seus romances mais célebres, podemos citar Far from the Madding Crowd, The Return of the Native, The Mayor of Casterbridge, Tess of the d’Urbervilles, ou ainda Jude the Obscure. Embora não tenha sido diretamente influenciado pela estética de Gustave Flaubert, Hardy foi, em compensação, muito inspirado pela heroína de Madame Bovary. Com efeito, muitas personagens femininas de Hardy, em seus romances ou novelas, sofrem, em diferentes graus, de bovarysmo, essa moléstia da imaginação, e da afetividade, que caracteriza Emma Bovary. Este artigo se propõe evidenciar uma forma de posteridade da personagem flaubertiana, através de Eustacia Vye, a heroína de The Return of the Native, demonstrar de que maneira ela constitui, não uma pálida cópia, mas uma variação original de um modelo essencial da literatura ocidental. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thierry Goater, Département d’anglais, Université Rennes 2

Doutor pela Université Rennes 2 (França); é escritor, especialista em literatura vitoriana. Na Université de Rennes, atua como professor e pesquisador em Língua e Literatura Inglesa.

Downloads

Publicado

2017-01-15

Como Citar

GOATER, T. ‘<i>The return of the native de Thomas Hardy</i>: Eustacia Vye ou o bovarismo encarnado no Wessex”. Cadernos de Letras da UFF, v. 26, n. 53, 15 jan. 2017.