Marcadores linguísticos de gênero nos discursos de sites educacionais
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2017n54a348Palavras-chave:
gêneros masculino e feminino, marcadores linguísticos de gênero, sites educacionais.Resumo
Este trabalho visa investigar e refletir sobre os marcadores de gênero presentes em páginas educativas na Internet, tomando como base teórica as contribuições da Análise do Discurso Francesa. Nosso corpus será constituído pelos textos de apresentação de três sites: o do Banco Internacional de Objetos Educacionais, o canal no Youtube do Ministério da Educação brasileiro e o Portal do professor.
---
Downloads
Referências
BRASIL/MEC. Banco Internacional de Objetos Educacionais: base de dados. Disponível em: <http://objetoseducacionais2.mec.gov.br>. Acesso em: 25 jul. 2015.
_______. Youtube br [S.I.] . Disponível em: <https://www.youtube.com/user/ministeriodaeducacao>. Acesso em: 25 jul. 2015.
_______. Portal do Professor [S.I]. Disponível em: <Http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html>. Acesso em: 25 jul. 2015.
GADET, Françoise; HAK, Tony. (org). Por uma análise automática do discurso: uma Introdução à obra de Michel Pecheux. 3 ed. Campinas: UNICAMP, 1997.
MAINGUINEAU, Dominique. Analise de testos de comunicação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
SÃO PAULO (Cidade). Secretaria do Governo Municipal. Gênero e educação: caderno para professores. São Paulo, 2003. 88 p.
KRIEG-PLANQUE, Alice. Fórmulas e lugares discursivos: propostas para a análise do discurso político. Revista Linguasagem. Revista da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, n. 6, mar. 2009. Disponível em: <http://www.letras.ufscar.br/linguasagem/edicao06/entrevista_akp.php>. Acesso em 25 jul. 2015.
PÊCHEUX, Michel; HENRY, Paul; HAROCHE, Claudine. A Semântica e o Corte Saussuriano: língua, linguagem e discurso. Linguasagem: Revista eletrônica de popularização científica em ciências da linguagem, São Carlos, n. 03, p.01-19, out/nov. 2008. Bimestral. Tradução de Roberto Leiser Baronas e Fábio César Montanheiro. Disponível em: <http://www.letras.ufscar.br/linguasagem/edicao03/traducao_hph.php>. Acesso em 25 de jul. 2016.
POSSENTI, Sírio. Entrevista com o professor Sírio Possenti, da UNICAMP: por Flávia Regina Mello e Luiz Felipe Andrade. Palimpsesto. Rio de Janeiro, n. 19, out./nov. 2014, pp 390 – 398. Disponível em: <Http://Www.Pgletras.Uerj.Br/Palimpsesto/Num19/Entrevista/Palimpsesto19entrevista01.Pdf.>. Acesso em: 25 jul. 2016.
VOSS, Jefferson. A Propósito das noções de fórmula e de percurso para a Análise de Discurso. Revista Prolíngua. [s.n.], v. 6, n. 1, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/index.php/prolingua/article/view/13546>. Acesso em: 26 jul. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.