Mundo literário infantil e universo artístico: possíveis conceitos para um ponto de encontro
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2017n54a349Palavras-chave:
Literatura infantil, crítica, formatividade.Resumo
A partir dos pressupostos teóricos de Peter Hunt e Luigi Pareyson, este artigo propõe uma visão peculiar sobre a literatura infantil, associando-a ao conceito de formatividade. Reconhecendo a especificidade da escrita para crianças, que não se reduz em si e por si, este texto considera tal literatura como arte, criação, conhecimento e expressão.
---
Downloads
Referências
CHRISTOV, Luiza Helena da Silva. Rede São Paulo de Formação docente: Cursos de Especialização para o quadro do Magistério da SEESP Ensino Fundamental II e Ensino Médio. São Paulo: São Paulo, 2011.
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil: teoria e prática. São Paulo: Ática, 2003.
HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. Tradução de Cid Knipel. Primeira Edição digitalizada. E-book Kindle. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
KAERCHER, Gládis Elise Pereira da Silva. Literatura infantil e educação infantil: Um grande encontro. Cadernos de formação: Formação de professores. Educação Infantil, principios e fundamentos. São Paulo: Unesp, v.3, p. 135-142, 2010.
LAJOLO, Marisa. O que é literatura. São Paulo: Brasiliense, 1995.
___________; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: história e histórias. 6ª ed. São Paulo: Ática, 2007.
MASSAGARDI, Fernanda Maria Macahiba. Percursos da literatura na educação – ensinar contando histórias. Tese (Doutorado em educação). Universidade de Campinas, 2014.
PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
SANTOS, Mônica de Menezes. Por um lugar para a literatura infantil/juvenil nos estudos literários. Tese (Doutorado em Letras e Linguística). Universidades Federal da Bahia: 2011.
SARAIVA, Juracy Assmann. Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed, 2001.
SIMÕES, Lucila Bonina Teixeira. Literatura infantil: entre a infância, a pedagogia e a arte. Cadernos de Letras da UFF. Dossiê: O lugar da teoria nos estudos linguísticos literários, n. 46, p. 219-242, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.