Mundo literário infantil e universo artístico: possíveis conceitos para um ponto de encontro

Autores

  • Adriana Batista de Souza Koide PUC CAMPINAS E PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS
  • Jussara Cristina Barboza Tortella Puc Campinas
  • Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha Puc Campinas

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2017n54a349

Palavras-chave:

Literatura infantil, crítica, formatividade.

Resumo

A partir dos pressupostos teóricos de Peter Hunt e Luigi Pareyson, este artigo propõe uma visão peculiar sobre a literatura infantil, associando-a ao conceito de formatividade. Reconhecendo a especificidade da escrita para crianças, que não se reduz em si e por si, este texto considera tal literatura como arte, criação, conhecimento e expressão.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22409/cadletrasuff.2017n54a349

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Biografia do Autor

Adriana Batista de Souza Koide, PUC CAMPINAS E PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS

Doutoranda em Educação pela Puc Campinas; integrante do Grupo de Pesquisa Formação de professores e Práticas Pedagógicas da PUC Campinas; Vice-diretora educacional da rede pública de Campinas; professora da Faculdade de Americana.

Jussara Cristina Barboza Tortella, Puc Campinas

Doutora em Psicologia da Educação pela Unicamp; Integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas da Puc Campinas; Docente do PPGE da Puc Campinas.

Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha, Puc Campinas

Doutora em Educação pela Unicamp; Integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas da Puc Campinas; Docente do PPGE da Puc Campinas.

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Publicado

2017-06-30

Como Citar

KOIDE, A. B. DE S.; TORTELLA, J. C. B.; ROCHA, M. S. P. DE M. L. DA. Mundo literário infantil e universo artístico: possíveis conceitos para um ponto de encontro. Cadernos de Letras da UFF, v. 27, n. 54, p. 323-336, 30 jun. 2017.