Os (não) limites entre o público e o privado em tempos de convergência midiática: o estupro coletivo do Rio de Janeiro entendido como um acontecimento

Autores

  • Eliane Righi de Andrade Pontifícia Universidade Católica
  • Talita Guimarães da Silva Pontifícia Universidade Católica

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2017n54a350

Palavras-chave:

acontecimento, convergência das mídias, estupro coletivo.

Resumo

Este artigo discute o estupro coletivo ocorrido em maio de 2016, no Rio de Janeiro, como a instauração de um acontecimento, na concepção proposta por Foucault e Derrida para o termo. Adotando uma perspectiva discursiva e os estudos sobre a cultura da convergência desenvolvidos por Jenkins, refletimos sobre alguns efeitos de sentido e as consequências no campo político-social que emergiram da divulgação do acontecido pelas diferentes mídias.

---

 

DOI: http://dx.doi.org/10.22409/cadletrasuff.2017n54a350

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Righi de Andrade, Pontifícia Universidade Católica

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Campinas, São Paulo, trabalha como professora e pesquisadora nos cursos de graduação e pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, no grupo de pesquisa: "Entre(dis)cursos: sujeito e língua(gens)",com questões da subjetividade, memória e poder.

Talita Guimarães da Silva, Pontifícia Universidade Católica

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte do Centro de Linguagem e Comunicação da PUC-Campinas. Formada em Letras/Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), desenvolveu pesquisa em Linguística Aplicada com ênfase em letramento(s), gêneros do discurso, multiletramentos, culturas marginais e suas aplicação na escola. Atualmente, está pesquisando o ensino de língua inglesa na esfera acadêmica e o impacto das novas tecnologias de comunicação e informação (TICs), em especial as digitais, no processo de internacionalização do ensino superior brasileiro.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

DE ANDRADE, E. R.; DA SILVA, T. G. Os (não) limites entre o público e o privado em tempos de convergência midiática: o estupro coletivo do Rio de Janeiro entendido como um acontecimento. Cadernos de Letras da UFF, v. 27, n. 54, p. 237-259, 30 jun. 2017.