Estratégias de leitura empreendidas nos comentários postados nas redes sociais

Autores

  • Sandra Carla Pereira Barbosa UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • Williany Miranda Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2017n54a365

Palavras-chave:

Comentários, estratégias de leitura, redes sociais.

Resumo

Neste artigo, apresentamos um estudo sobre a concepção de leitor e de leitura subjacentes aos comentários postados nas redes sociais Facebook e YouTube.. A base teórica utilizada foi Kato (1985), Leffa (1996) e Kleiman (2013), quando tratam das estratégias de leitura, bem como a concepção de leitura contemporânea proposta por Coracini (2005).

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DOI: http://dx.doi.org/10.22409/cadletrasuff.2017n54a365

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Biografia do Autor

Sandra Carla Pereira Barbosa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Mestre em Linguagem e Ensino na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na área de concentração Ensino-aprendizagem de Língua e Literatura, na Linha de Pesquisa:Lingua(gem) em Contexto de Ensino de Português, pesquisando sobre o uso de tecnologias na educação. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (2003). Fez Especialização na Universidade Federal de Campina Grande em Educação:Práticas e Processos Educativos(2006), carga horária 360 horas. Em (2015) apresentou por meio de comunicação oral o trabalho: A Curtição de vídeos no Facebook- por que atraem tantos leitores? Publicou nos anais do Congresso Internacional Linguagem e Interação III realizado pela Universidade do vale do Rio dos Sinos- Unisinos na cidade de São Leopoldo- Rio Grande do Sul. Expôs o trabalho: OS AMBIENTES DIGITAIS E A MULTIMODALIDADE: A LEITURA DE VÍDEOS NO FACEBOOK, foi apresentado na SESSÃO GRUPO DE DISCUSSÃO: TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E O ENSINO APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: relatos e experiências, no VI ENCONTRO NACIONAL DE HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS na UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO- UFMA, nos dias 15,16,17 de Julho de 2015, com carga horária de 20 H. Participou como examinadora de pôsteres durante o IX SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA E DE LITERATURA- SELIMEL, realizado no período de 04 a 06 de novembro de 2015 na Universidade Federal de Campina Grande- UFCG. Participou do 6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação. 2º Colóquio Internacional de Educação cm Tecnologias: Aprendizagem aberta e invertida, apresentando o trabalho: Analisando gêneros digitais em atividades para leitura nos livros de Língua Portuguesa. Realizado pelo Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional, o mesmo aconteceu na Universidade Federal de Pernambuco- UFPE no período de 7-8 de dezembro de 2015. Exerce a função de Supervisora Educacional na Prefeitura Municipal de Esperança, onde orienta e acompanha os docentes na produção pedagógica e desenvolve projetos educacionais relacionados a Orientação Sexual e Prevenção contra as Drogas com jovens e adolescentes, Incentivo á Leitura, Instituiu o projeto :LER COM VOCÊ na cidade de Esperança-PB, também atua como professora efetiva do Ensino Fundamental I e na Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Campina Grande. Concluiu o Curso de Formação Continuada: Avaliação do Ensino e das Aprendizagens em sala de aula,(carga horária 60) oferecido pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em 2012. Em 2013, fez o curso de formação continuada Introdução ao LINUX, oferecido pelo Sistema Proinfo integrado e o MEC.

Williany Miranda Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Professora associada III e membro do Programa de Pós Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande. Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1991), mestrado (1997) e doutorado em Letras (2003), ambas as titulações pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui experiência na área de Linguística, com ênfase em Leitura e Produção de Textos, atuando principalmente nos seguintes temas: materiais didáticos, ambientes digitais, concepções de ensino, formação docente, livro didático, escrita e oralidade. Com estágio de pós-doutoramento concluído pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), atualmente desenvolve projetos de pesquisa envolvendo tecnologias, linguagens e atuação docente e é membro do grupo de pesquisa Teorias da linguagem e do ensino, na linha de pesquisa Lingua(gem) em contexto de ensino de português.

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Publicado

2017-06-30

Como Citar

BARBOSA, S. C. P.; SILVA, W. M. Estratégias de leitura empreendidas nos comentários postados nas redes sociais. Cadernos de Letras da UFF, v. 27, n. 54, p. 213-236, 30 jun. 2017.