A participação dos fãs na construção de narrativas transmidiáticas

Autores

  • Camila Augusta Pires de Figueiredo Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2017n54a367

Palavras-chave:

fã, participação, narrativa transmidiática.

Resumo

Presente em diversos produtos culturais contemporâneos, a transmídia transforma o ato de narrar histórias em uma experiência multiplataforma calcada na tríade convergência midiática, cultura participativa e inteligência coletiva. Neste artigo, examinaremos os possíveis tipos de participação em produções transmidiáticas, utilizando como exemplo o caso da série britânica Sherlock, em que as contribuições de fãs passaram a integrar o conteúdo canônico da franquia.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22409/cadletrasuff.2017n54a367

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Biografia do Autor

Camila Augusta Pires de Figueiredo, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorado em Estudos Literários - Literatura Comparada/Literatura, Artes e Mídias pelo Poslit/UFMG (CAPES 7), com período sanduíche realizado na Technische Universität Braunschweig (Alemanha). Possui Mestrado em Literaturas de Expressão Inglesa e Bacharelado em Língua Inglesa, ambos pela UFMG. Atuou como professora (estágio docência) em curso de graduação na UFMG. Como graduanda, participou de projetos de iniciação científica e de intercâmbio acadêmico com bolsa da CAPES/FIPSE na Wayne State University (Detroit/EUA). Integra o Grupo de Pesquisa Intermídia, coordenado pela Profa. Thaïs Flores Nogueira Diniz. É coordenadora editorial da Editora UFMG. Seus interesses de pesquisa são: literatura e outros sistemas semióticos, tradução intersemiótica, adaptação fílmica, romances gráficos, transmidialidade e intermidialidade.

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Publicado

2017-06-30

Como Citar

FIGUEIREDO, C. A. P. DE. A participação dos fãs na construção de narrativas transmidiáticas. Cadernos de Letras da UFF, v. 27, n. 54, p. 75-90, 30 jun. 2017.