A participação dos fãs na construção de narrativas transmidiáticas
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2017n54a367Palavras-chave:
fã, participação, narrativa transmidiática.Resumo
Presente em diversos produtos culturais contemporâneos, a transmídia transforma o ato de narrar histórias em uma experiência multiplataforma calcada na tríade convergência midiática, cultura participativa e inteligência coletiva. Neste artigo, examinaremos os possíveis tipos de participação em produções transmidiáticas, utilizando como exemplo o caso da série britânica Sherlock, em que as contribuições de fãs passaram a integrar o conteúdo canônico da franquia.
---
Downloads
Referências
ARNSTEIN, Sherry. A Ladder of Citizen Participation. Journal of the American Planning Association, 35: 216-224, Jul. 1969.
BOURDAA, Mélanie. Les nouvelles pratiques de production et de réception télévisuelles. InaGlobal, 22 set. 2011, http://www.inaglobal.fr/television/article/les-nouvelles-pratiques-de-production-et-dereception-televisuelles, 02/11/2015.
CARPENTIER, Nico. The Concept of Participation. If They Have Access and Interact, Do They Really Participate? Revista Fronteiras: estudos midiáticos, 14: 164-177, maio/ago. 2012.
CASTRO, Gisela G. S. O espectador-internauta: desafios em tempos de transição. Logos 39 Ética e Autoria, 20: 122-134, 2013.
DENA, Christy. Transmedia Practice: Theorising the Practice of Expressing a Fictional World across Distinct Media and Environments. 2009. Tese (Doutorado em Cultura Digital). School of Letters, Art and Media, University of Sydney, Sydney, 2009.
JENKINS, Henry. Transmedia Storytelling. Moving characters from books to films to video games can make them stronger and more compelling. Technological Review, 15 jan. 2003, http://www.technologyreview.com/news/401760/transmediastorytelling/, 12/03/2015.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.
JENKINS, Henry. Transmedia 202: Further Reflections. Confessions of an Aca-Fan: The Official Weblog of Henry Jenkins. 1 ago. 2011, http://henryjenkins.org/2011/08/defining_transmedia_further_re.html, 04/03/2015.
KIM, Amy Jo. Social Engagement: Who’s Playing? How Do They Like to Engage? 19 set. 2012, http://amyjokim.com/blog/2012/09/19/social-engagementwhos-playing-how-do-they-like-to-engage/, 24/06/2015.
MALONEY, Devon. Sherlock Isn’t the Fan-Friendly Show You Think It Is. 24 jan. 2014, http://www.wired.com/underwire/2014/01/sherlock-fandom/, 30/11/2015.
MURRAY, Janet. Hamlet no holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: UNESP/Itaú Cultural, 2003.
RAHNEMA, Majid. Participation. In: SACHS, Wolfgang (ed.). The Development Dictionary: A Guide to Knowledge as Power. London: Zed Books, 1992. p. 116-131.
RAWDEN, Jessica. How A Sherlock Superfan Affected The Course Of The Show. Cinemablend, http://www.cinemablend.com/television/How-Sherlock-Superfan-Affected-Course-Show-72995.html, 23/10/2016.
WARD, Susan. Hoodlum and Interactive Storytelling: A Case Study in Mainstreaming Transmedia. Communication, Politics and Culture, 42: 136-158, 2009.
XIAOCHANG, Li. Transmedia as Intertext and Multiplicity: Why Some Types of Stories Lend Themselves to Transmedia. 23 set. 2009. In: Canarytrap.net: Dis/junctures of Digital Media, Globalization, and Consumer Culture, http://canarytrap.net/2009/09/transmedia-as-intertext-and-multiplicity-why-sometypes-of-stories-lend-themselves-to-transmedia/, 06/01/2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.