O ciberespaço e o posicionamento ideológico em comentários <i>on-line</i>

Autores

  • Maria Lígia Freire Guilherme Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Paula Avila Nunes Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2017n54a400

Palavras-chave:

ciberespaço, comentário on-line, Identidade.

Resumo

Buscamos relacionar as noções de ciberespaço, tecnologias e práticas sociaiscontemporâneas partindo da compreensão de que os espaços on-line permitem outras formas de expressão e interação, que contribuem para a formação e manutenção de identidades do sujeito. Para tanto, empreendemos uma análise dialógica, com base em Bakhtin, da interação entre usuários no campo de comentários de uma notícia de um grande portal de notícias.

---

 

DOI: http://dx.doi.org/10.22409/cadletrasuff.2017n54a400

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lígia Freire Guilherme, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na área de concentração Linguagem e Tecnologia, linha de pesquisa Multiletramentos, discurso e processos de produção de sentido. Atualmente desenvolve pesquisa na área da Análise do Discurso, sob uma perspectiva dialógica. Integrante do Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada, é graduada em Licenciatura em Letras Português-Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em 2015. Atua como Assistente em Administração da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Curitiba.

Paula Avila Nunes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora do Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação. Doutora em Estudos do Texto e do Discurso.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução do russo, notas e prefácio de Paulo Bezerra. 5 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015 [1963].

BARTON, David; LEE, Carmem. Linguagem online: textos e práticas digitais. Tradução Milton Camargo Mota - 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

CUNHA, Dóris de A. C. ‘Circulação, reacentuação e memória no discurso da imprensa”. Bakhtiniana. São Paulo, v. 1, n. 2, p.23-39, 2o sem. 2009.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Traduzido por Tomaz Tadeu da Silva & Guacira Lopes Louro. 12 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.

JESUS, Jaqueline G. Identidade de gênero e políticas de afirmação identitária. In: VI Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero. Anais. Salvador: Associação Brasileira de Estudos da Homocultura, 2012a. 15 p.

JESUS, Jaqueline G. A negação do corpo feminino. Observatório Mídia & Política [Online], n. 2, 2012b.

LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 7ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

NEVES, André de Jesus. Cibercultura e Literatura: Identidade e Autoria em Produções Culturais Participatórias e na Literatura de Fã (fanfiction). Jundiaí, Paco Editorial, 2014.

POE, Marshall T. A history of communications: media and society from the evolution of speech to the Internet. New York: Cambridge University Press, 2011.

RHEINGOLD, Howard. The virtual community: homesteading on the electronic frontier. Cambridge: The MIT Press, 1993.

RÃœDIGER, Francisco. As teorias da cibercultura: perspectivas, questões e autores. 2ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2013.

SHIRKY, Clay. A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Tradução de Celina Porocarrero. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

VOLOCHÍNOV, Valentin N. A construção da enunciação e outros ensaios. Tradução João Wanderley Geraldi. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.

UNESCO. Countering online hate speech. Paris: Unesco Publishing, 2015.

XAVIER, Antonio Carlos dos Santos. Retórica digital: a língua e outras linguagens na comunicação mediada por computador. Recife: Pipa Comunicação, 2013.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

GUILHERME, M. L. F.; NUNES, P. A. O ciberespaço e o posicionamento ideológico em comentários <i>on-line</i>. Cadernos de Letras da UFF, v. 27, n. 54, p. 191-211, 30 jun. 2017.