O ciberespaço e o posicionamento ideológico em comentários <i>on-line</i>
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2017n54a400Palavras-chave:
ciberespaço, comentário on-line, Identidade.Resumo
Buscamos relacionar as noções de ciberespaço, tecnologias e práticas sociaiscontemporâneas partindo da compreensão de que os espaços on-line permitem outras formas de expressão e interação, que contribuem para a formação e manutenção de identidades do sujeito. Para tanto, empreendemos uma análise dialógica, com base em Bakhtin, da interação entre usuários no campo de comentários de uma notícia de um grande portal de notícias.
---
Downloads
Referências
BARTON, David; LEE, Carmem. Linguagem online: textos e práticas digitais. Tradução Milton Camargo Mota - 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
CUNHA, Dóris de A. C. ‘Circulação, reacentuação e memória no discurso da imprensa”. Bakhtiniana. São Paulo, v. 1, n. 2, p.23-39, 2o sem. 2009.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Traduzido por Tomaz Tadeu da Silva & Guacira Lopes Louro. 12 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.
JESUS, Jaqueline G. Identidade de gênero e políticas de afirmação identitária. In: VI Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero. Anais. Salvador: Associação Brasileira de Estudos da Homocultura, 2012a. 15 p.
JESUS, Jaqueline G. A negação do corpo feminino. Observatório Mídia & Política [Online], n. 2, 2012b.
LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 7ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
NEVES, André de Jesus. Cibercultura e Literatura: Identidade e Autoria em Produções Culturais Participatórias e na Literatura de Fã (fanfiction). Jundiaí, Paco Editorial, 2014.
POE, Marshall T. A history of communications: media and society from the evolution of speech to the Internet. New York: Cambridge University Press, 2011.
RHEINGOLD, Howard. The virtual community: homesteading on the electronic frontier. Cambridge: The MIT Press, 1993.
RÃœDIGER, Francisco. As teorias da cibercultura: perspectivas, questões e autores. 2ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2013.
SHIRKY, Clay. A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Tradução de Celina Porocarrero. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
VOLOCHÍNOV, Valentin N. A construção da enunciação e outros ensaios. Tradução João Wanderley Geraldi. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.
UNESCO. Countering online hate speech. Paris: Unesco Publishing, 2015.
XAVIER, Antonio Carlos dos Santos. Retórica digital: a língua e outras linguagens na comunicação mediada por computador. Recife: Pipa Comunicação, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.