Gênero digital <i>blog:</i> uma estratégia para o ensino da escrita em contexto de formação docente

Autores

  • Janaína Zaidan Bicalho Fonseca Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2017n54a406

Palavras-chave:

Blog, gêneros textuais, formação docente.

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar as ações de um projeto de produção textual desenvolvido por professores de língua portuguesa em formação no âmbito do Pibid. O projeto em questão pretende incentivar a experiência com a escrita crítica, multiletrada e multissemiótica, através de um projeto real do dizer, cujo resultado é divulgado por meio da ferramenta blog.

---

 

DOI: http://dx.doi.org/10.22409/cadletrasuff.2017n54a406

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaína Zaidan Bicalho Fonseca, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Professora adjunta do curso de Letras na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Referências

ARÁN, P. O. A questão do autor em Bakhtin. Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso, São Paulo, v. 9, n. spe, p. 4-25, jul. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732014000 300002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 25 jun. 2016.

BRAGA, D. B. A comunicação interativa em ambiente hipermídia: as vantagens da hipermodalidade para o aprendizado no meio digital. In: MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. (Orgs.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 175-197.

BRANDÃO, H. H. N. Representações da escrita: estereotipia e singularidade enunciativa. Scripta, Belo Horizonte, v. 13, n. 24, p. 111-127, 1º sem. 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. PIBID: Apresentação. [on-line]. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/pibid>. Acesso em: 30 mar. 2016.

BRASILEIRO, A. M. M. Manual de produção de textos acadêmicos e científicos. São Paulo: Atlas, 2013.

CALCANHOTTO, A. Esquadros. In: Senhas. [CD]. Nova Iorque: Columbia Records. [CD], 1992.

GARCIA CANCLINI, N. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 2008.

LORENZI, G. C. C.; PÁDUA, T. R. W. de. Blog nos anos iniciais do fundamental I: a reconstrução de sentido de um clássico infantil. In: ROJO, R.; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012. p. 35-54.

PASTELÃO – Revista do Pibid Letras Cpaq ou escrita coletiva de situações da vida e de sua poesia. [Blog/On-line]. Disponível em: <http://pibidletrascpaq.blogspot.com.br/>. Acesso em: 30 mar. 2016a.

PASTELÃO – Revista do Pibid Letras Cpaq ou escrita coletiva de situações da vida e de sua poesia. Editoria de cultura. [Blog/On-line]. Disponível em: <http://pibidletrascpaq.blogspot.com.br/search/label/Cultura>. Acesso em: 30 mar. 2016b.

PASTELÃO – Revista do Pibid Letras Cpaq ou escrita coletiva de situações da vida e de sua poesia. [Resenha] Pequena Miss Sunshine: padrões de beleza. [Blog/On-line]. Disponível em: <http://pibidletrascpaq.blogspot.com.br/2014/08/pequena-miss-sunshine-resenha-padroes.html>. Acesso em: 30 mar. 2016c.

ROJO, R. Letramentos escolares: coletâneas de textos nos livros didáticos de língua portuguesa. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 433-465, jan. 2010. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view /2175-795X.2010v28n2p433>. Acesso em: 25 mar. 2016.

ROJO, R. (Org.). Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.

ROJO, R.; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

SOBRAL, A. Gêneros discursivos, posição enunciativa e dilemas da transposição didática: novas reflexões. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 46, n. 1, p. 37-45, jan./mar. 2011. Disponível em: <file:///E:/Documents/Desktop/9246-32791-1-PB.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2016.

SOBRAL, A. A concepção do autor do Círculo Bakhtin, Medvedev, Voloshinov: confrontos e definições. Macabéa – Revista Eletrônica do Netli, Crato, v. 1, n. 2, p. 123-142, dez. 2012. Disponível em: <http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/MacREN/article/view/380/309>. Acesso em: 25 jun. 2016.

STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola, 2014.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

ZAIDAN BICALHO FONSECA, J. Gênero digital <i>blog:</i> uma estratégia para o ensino da escrita em contexto de formação docente. Cadernos de Letras da UFF, v. 27, n. 54, p. 291-310, 30 jun. 2017.