Reflexões sobre hipertexto e as condições de legibilidade próprias ao modo digital de produção discursiva

Autores

  • Tânia Aiub Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2017n54a408

Palavras-chave:

Textualidade, Hipertexto, Análise de Discurso.

Resumo

Como parte dos estudos produzidos pelo Núcleo de Estudos sobre Educação e Tecnologia (NEET), o presente trabalho propõe que o texto digital seja cotejado como uma materialidade eletrônico-discursiva. Da perspectiva teórica da Análise de Discurso (AD), tomamos o Hipertexto como unidade de análise para estudarmos a constituição de sentidos e os processos de referenciação do texto digital.

---

 

DOI: http://dx.doi.org/10.22409/cadletrasuff.2017n54a408

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Aiub, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutora em Letras; professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; coordenadora do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos sobre Educação e Tecnologia (NEET).

Referências

BARTHES, Roland. S/Z. 1.ed. Lisboa: Edições 70, 1970.
______. Aula. São Paulo: Cultrix, 1997.
DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. 1. ed. São Paulo: Perspectiva, 1971. 255 p.
DUBOIS, Jean et al. Dicionário de Lingüística. 2.ed. São Paulo: Cultrix, 1986.
FOUCAULT, Michel.[1970]. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
______.[1969]. A arqueologia do saber. RJ: Forense Universitária, 2004.
INDURSKY, Freda. Da anáfora textual à anáfora discursiva. In: 1o Encontro do CelSul, 1997, Forianópolis: Anais. V2.
_______. O sujeito e as feridas narcísicas dos lingüistas. In. Gragaotá, nº.5, p.111-120, 2º sem, Niterói, 1998.
______. Da heterogeneidade do discurso à heterogeneidade do texto e suas implicações no processo da leitura. In: ERNST-PEREIRA, Aracy & FUNCK, Susana Bornéo. (Org.). A escrita e a leitura como práticas discursivas. Pelotas: Educat, 2001
LANDOW, George P. Hipertexto : la convergencia de la teoría crítica contemporánea y la tecnologia. Barcelona: Paidós, 1995. 284 p.
LANDOW, George P. Teoria del hipertexto. Barcelona: Paidós, 1997. 424 p.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. 260 p.
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1999. 212 p.
LÉVY, Pierre. O que é o virtual?. São Paulo: Editora 34, 1996. 157 p.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993-2001. 203 p.
MONDADA, Lorenza; DUBOIS, Danièle. Construção dos objetos de Discurso e Categorização: Uma abordagem dos processos de referenciação. In. CALVALCANTE,M; RODRIGUES, B; CIULLA, A. (org.) Referenciação. SP: Contexto, 2003.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

AIUB, T. Reflexões sobre hipertexto e as condições de legibilidade próprias ao modo digital de produção discursiva. Cadernos de Letras da UFF, v. 27, n. 54, p. 171-189, 30 jun. 2017.