<i>Porta dos fundos:</i> análise semiótica de um projeto transmidiático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2017n54a430

Palavras-chave:

narrativas transmidiáticas semiótica das práticas, experiência transmídia.

Resumo

As narrativas transmídias (Jenkins, 2009) se caracterizam pelo comportamento migratório do público, que se desloca pelas diferentes plataformas em busca de elementos de uma narrativa. Neste trabalho, lançamos mão da proposta designada semiótica das Práticas, para descrever, em diferentes níveis de pertinência, as estratégias mobilizadas no projeto transmídia da franquia Porta dos Fundos.

---

 

DOI: http://dx.doi.org/10.22409/cadletrasuff.2017n54a430

Downloads

Biografia do Autor

Alexandra Robaina dos Santos, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Estudos de Linguagem na Universidade Federal Fluminense (UFF), concluiu o Mestrado também pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal Fluminense em março/2013.

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
• DIONÍSIO, Angela Paiva. Gêneros Multimodais e Multiletramento. In: KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz (Org). Gêneros Textuais: reflexões e ensino. Palmas e União da Vitória: Kaygangue, 2005.
• FECHINE, Yvana; GOUVEIA, Diego; ALMEIDA, Cecilia; COSTA, Marcela; ESTEVÃO, Flávia. Como pensar os conteúdos transmídias na teledramaturgia brasileira? Uma proposta de abordagem a partir das telenovelas da Globo. In: LOPES, Maria Immacolata Vassallo de (org.). Estratégias de Transmidiação na Ficção Televisiva Brasileira. Porto Alegre: Sulina, 2013. p. 19-60.
• FECHINE, Yvana. ‘Transmidiação e cultura participativa: pensando as práticas textuais de agenciamento dos fãs de telenovelas brasileiras”. Disponível em: http://compos.org.br/encontro2014/anais/Docs/GT14_PRATICAS_INTERACIONAIS_E_LINGUAGENS_NA_COMUNICACAO/yvanafechine_compos2014_revisado_2268.pdf. , 2014.
• FRIEDMAN, T.L. The world is flat: a brief history of the twenty-first century. New York: Farrar, Straus & Giroux, 2005.
• GREGOLIN, M. R. Análise do discurso e mídia: a (re)produção de identidades. In: Comunicação, mídia e consumo, São Paulo, v.4, n.11, p.11-25, nov. 2007.
• FIORIN, José Luiz. As Astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, tempo e espaço. São Paulo: Ática, 2010.
• __________. ‘A semiótica Discursiva”. In: LARA, Glaucia Muniz Proença; MACHADO, Ida Lucia; EMEDIATO, Wando. (Org.). Análises do discurso hoje, volume 1. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
• _________________. Elementos da Análise do Discurso. 15. ed. São Paulo: Contexto, 2011.
• GITELMAN, Lisa. Always Already New: Media history and the data of culture. Massachusetts: Mit press, 2006.
• GREIMAS, Algirdas Julien; & COURTÈS, Joseph. Dicionário de Semiótica. São Paulo: Cultrix, 1979.
• JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
• ______________. Transmedia Storytelling. In: Technology Review, 2003. Disponível em: http://www.technologyreview.com/biomedicine/13052/page3/.
• ______________. Spreadable media: creating value and meaning in a networked culture. New York: New York University Press, 2013.
• O’REILLY, Tim. What is web 2.0. , 2005. Disponível em: www.oreilly.com/pub/a/web2/archive/what-is-web-20.html . Acessado em: 01 MAIO 2017
• PORTELA, Jean Cristtus. Conversation avec Jacques Fontanille. Revista Alfa. n. 50, v. 1. UNESP, 2006. p. 159-186. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1401. Acessado em: 30 Agosto 2015.
• __________________. Síntese da gramática tensiva. Significação. Revista Brasileira de Semiótica. São Paulo: ECA-USP/Annablume, 25: 163-204, 2006.
• ___________________. Elementos de Semiótica Tensiva. Trad. Ivã Carlos Lopes, Luiz Tatit, Waldir Belvidas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2011.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

DOS SANTOS, A. R. <i>Porta dos fundos:</i> análise semiótica de um projeto transmidiático. Cadernos de Letras da UFF, v. 27, n. 54, p. 109-128, 30 jun. 2017.