<i>Porta dos fundos:</i> análise semiótica de um projeto transmidiático
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2017n54a430Palavras-chave:
narrativas transmidiáticas semiótica das práticas, experiência transmídia.Resumo
As narrativas transmídias (Jenkins, 2009) se caracterizam pelo comportamento migratório do público, que se desloca pelas diferentes plataformas em busca de elementos de uma narrativa. Neste trabalho, lançamos mão da proposta designada semiótica das Práticas, para descrever, em diferentes níveis de pertinência, as estratégias mobilizadas no projeto transmídia da franquia Porta dos Fundos.
---
Downloads
Referências
• DIONÍSIO, Angela Paiva. Gêneros Multimodais e Multiletramento. In: KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz (Org). Gêneros Textuais: reflexões e ensino. Palmas e União da Vitória: Kaygangue, 2005.
• FECHINE, Yvana; GOUVEIA, Diego; ALMEIDA, Cecilia; COSTA, Marcela; ESTEVÃO, Flávia. Como pensar os conteúdos transmídias na teledramaturgia brasileira? Uma proposta de abordagem a partir das telenovelas da Globo. In: LOPES, Maria Immacolata Vassallo de (org.). Estratégias de Transmidiação na Ficção Televisiva Brasileira. Porto Alegre: Sulina, 2013. p. 19-60.
• FECHINE, Yvana. ‘Transmidiação e cultura participativa: pensando as praÌticas textuais de agenciamento dos fãs de telenovelas brasileiras”. Disponível em: http://compos.org.br/encontro2014/anais/Docs/GT14_PRATICAS_INTERACIONAIS_E_LINGUAGENS_NA_COMUNICACAO/yvanafechine_compos2014_revisado_2268.pdf. , 2014.
• FRIEDMAN, T.L. The world is flat: a brief history of the twenty-first century. New York: Farrar, Straus & Giroux, 2005.
• GREGOLIN, M. R. Análise do discurso e mídia: a (re)produção de identidades. In: Comunicação, mídia e consumo, São Paulo, v.4, n.11, p.11-25, nov. 2007.
• FIORIN, José Luiz. As Astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, tempo e espaço. São Paulo: Ática, 2010.
• __________. ‘A semiótica Discursiva”. In: LARA, Glaucia Muniz Proença; MACHADO, Ida Lucia; EMEDIATO, Wando. (Org.). Análises do discurso hoje, volume 1. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
• _________________. Elementos da Análise do Discurso. 15. ed. São Paulo: Contexto, 2011.
• GITELMAN, Lisa. Always Already New: Media history and the data of culture. Massachusetts: Mit press, 2006.
• GREIMAS, Algirdas Julien; & COURTÈS, Joseph. Dicionário de Semiótica. São Paulo: Cultrix, 1979.
• JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
• ______________. Transmedia Storytelling. In: Technology Review, 2003. Disponível em: http://www.technologyreview.com/biomedicine/13052/page3/.
• ______________. Spreadable media: creating value and meaning in a networked culture. New York: New York University Press, 2013.
• O’REILLY, Tim. What is web 2.0. , 2005. Disponível em: www.oreilly.com/pub/a/web2/archive/what-is-web-20.html . Acessado em: 01 MAIO 2017
• PORTELA, Jean Cristtus. Conversation avec Jacques Fontanille. Revista Alfa. n. 50, v. 1. UNESP, 2006. p. 159-186. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1401. Acessado em: 30 Agosto 2015.
• __________________. Síntese da gramática tensiva. Significação. Revista Brasileira de Semiótica. São Paulo: ECA-USP/Annablume, 25: 163-204, 2006.
• ___________________. Elementos de Semiótica Tensiva. Trad. Ivã Carlos Lopes, Luiz Tatit, Waldir Belvidas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.