El redescubrimiento inglés: América Central según los diarios piratas

Autores

  • J. Manuel Gómez Iona College

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2012n45a462

Palavras-chave:

viagem, saber, corsários.

Resumo

Este ensaio aborda a quebra epistemológica que se evidencia a partir do século XVII em relação ao saber; em particular, as formas de visualizar e conceber o espaço do saber desde a perspectiva pirata inglesa. Com este propósito, a análise explora os textos resultantes das incursões pelo istmo da América Central de três corsários de língua inglesa: William Dampier, Lionel Wafer e John Cockburn.

---

Artigo em espanhol.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

J. Manuel Gómez, Iona College

Professor assistente do Iona College (New Rochelle, Nova Iorque). Doutor pela Universidade do Estado de Ohio. Atuou como docente e pesquisador na Universidade da Pennsylvania, na Catholic University e no Bard College. Suas principais linhas de pesquisa são os Estudos Culturais, os textos do período inicial de colonização nas Américas e as viagens de explora­ção. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre as representações e repercussões do discurso inglês na América Central e no Caribe, em textos de piratas e corsários.

Downloads

Publicado

2012-12-30

Como Citar

GÓMEZ, J. M. El redescubrimiento inglés: América Central según los diarios piratas. Cadernos de Letras da UFF, v. 22, n. 45, 30 dez. 2012.