El redescubrimiento inglés: América Central según los diarios piratas

Autores

  • J. Manuel Gómez Iona College

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2012n45a462

Palavras-chave:

viagem, saber, corsários.

Resumo

Este ensaio aborda a quebra epistemológica que se evidencia a partir do século XVII em relação ao saber; em particular, as formas de visualizar e conceber o espaço do saber desde a perspectiva pirata inglesa. Com este propósito, a análise explora os textos resultantes das incursões pelo istmo da América Central de três corsários de língua inglesa: William Dampier, Lionel Wafer e John Cockburn.

---

Artigo em espanhol.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • J. Manuel Gómez, Iona College
    Professor assistente do Iona College (New Rochelle, Nova Iorque). Doutor pela Universidade do Estado de Ohio. Atuou como docente e pesquisador na Universidade da Pennsylvania, na Catholic University e no Bard College. Suas principais linhas de pesquisa são os Estudos Culturais, os textos do período inicial de colonização nas Américas e as viagens de explora­ção. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre as representações e repercussões do discurso inglês na América Central e no Caribe, em textos de piratas e corsários.

Downloads

Publicado

2012-12-30

Como Citar

El redescubrimiento inglés: América Central según los diarios piratas. Cadernos de Letras da UFF, Brasil, v. 22, n. 45, 2012. DOI: 10.22409/cadletrasuff.2012n45a462. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/43776. Acesso em: 6 dez. 2025.