Causa em aquisição da escrita: processos juntivos

Autores

  • Lúcia Regiane Lopes-Damasio Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis.
  • Patrícia Celene Senna da Silva Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto.

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2017n55a502

Palavras-chave:

causalidade, juncao, aquisicao da escrita.

Resumo

Neste trabalho, analisamos aspectos do sistema de causalidade, com base em uma amostra longitudinal de textos produzidos por sujeitos em aquisicao da escrita. Partimos da descricao dos contextos de juncao com sentido de causalidade de acordo com padroes taticos, semanticos e pragmaticos. Em seguida, a luz dos resultados descritivos, propomos uma analise da causalidade na aquisicao da escrita. --- DOI: http://dx.doi.org/10.22409/cadletrasuff.2017n55a502

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Biografia do Autor

Lúcia Regiane Lopes-Damasio, Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis.

Lúcia Regiane Lopes-Damasio–é Doutora e Mestre em Estudos Linguísticos pela UNESP, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto.– É Professora Assistente de Língua Portuguesa e integra o Programa de Pós-GraduaçãoPROFLETRAS da UNESP Assis e Araraquara. Desenvolve pesquisas na área de Linguística Funcional, Aquisição da Escrita, Mudança Linguística e Tradição Discursiva. Integra o Grupo de Pesquisa GPEL, do Diretório Nacional de Grupos (CNPq), e o Projeto para a História do Português Paulista (PHPP – Projeto Caipira/FAPESP).

Patrícia Celene Senna da Silva, Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto.

Patrícia Celene Senna da Silva–é Mestre em Estudos da Linguagem pela UFMT. Possui graduação em Letras pela UFMT. Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), por três anos, na escola pública. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da UNESP-SJRP. É Professora da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (SECITEC-MT).–

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Publicado

2017-12-13

Como Citar

LOPES-DAMASIO, L. R.; DA SILVA, P. C. S. Causa em aquisição da escrita: processos juntivos. Cadernos de Letras da UFF, v. 27, n. 55, p. 109-133, 13 dez. 2017.