Discurso do professor e problematização da prática docente: argumentação, interdiscurso e representação
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a550Palavras-chave:
discurso, prática docente, argumentação.Resumo
Este trabalho analisa o discurso do professor e a problematização da prática laboral docente em seus momentos de crise na história do Brasil, com base no arcabouço teórico-metodológico da Análise do Discurso Crítica (doravante ADC), a partir dos pressupostos de Fairclough (2008).
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Hucitec, 1993.
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Trad. de Fernando Tomaz. 11ª ed.. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
COSTA, N. B. Música popular, linguagem e sociedade. Curitiba: Appris, 2011.
FAIRCLOUGH. N. Discurso e mudança social. 2ª ed. Coord., trad., revisão e prefácio à edição brasileira de I. Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2008.
MAGALHÃES, M. I. S. Discursos e identidades: exotismo e domínio violento. Cadernos e Linguagem e Sociedade, 11 (1), 2010.
MENEZES, L. C. Expressões linguísticas modalizadoras deônticas em função argumentativa: um exercício de análise retórico funcional. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará: Fortaleza, 2011.
MOSCA, L. L. S. A atualidade da retórica e seus estudos: encontros e desencontros. Retórica. Atas do I Congresso Virtual do Departamento de Literaturas Românicas, 2005. Disponível em: www.fflch.usp.br
PERELMAN, C.; OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado da Argumentação: a nova retórica. Tradução de Maria Ermantina Galvão Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2009.
VAN DIJK, T. Discurso e poder. HOFFNAGEL, J.; FALCONE, K. (Orgs.) São Paulo: Contexto, 2010.
VAN LEEUWEN, T.. Discourse and practice. New tools for critical discourse analysis. Nova Iorque: Oxford University Press, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.