Espelhamento (in)comum: um olhar discursivo sobre a propaganda da Base Nacional Comum Curricular

Autores

  • Juliene da Silva Marques Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Clésia da Silva Mendes Zapelini Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a592

Palavras-chave:

análise de discurso, políticas públicas, BNCC.

Resumo

Este artigo apresenta como corpus a propaganda sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) divulgada pelo Governo Federal. Com os aportes teóricos da Análise de Discurso pecheutiana, pretende-se analisar os efeitos de sentido promovidos pela materialidade em questão, especialmente a respeito de seu aspecto comum. Com base nas sequencias discursivas analisadas, foi possível discutir os apagamentos e silenciamentos que o comum representa.

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Biografia do Autor

Juliene da Silva Marques, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Membro dos grupos de pesquisa GREPEM - UNISUL e GPEI - IFSC.

Clésia da Silva Mendes Zapelini, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutora e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Membro do grupo de pesquisa GREPEM - UNISUL.

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Publicado

2018-12-26

Como Citar

MARQUES, J. DA S.; ZAPELINI, C. DA S. M. Espelhamento (in)comum: um olhar discursivo sobre a propaganda da Base Nacional Comum Curricular. Cadernos de Letras da UFF, v. 28, n. 57, p. 117-133, 26 dez. 2018.