Espelhamento (in)comum: um olhar discursivo sobre a propaganda da Base Nacional Comum Curricular
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a592Palavras-chave:
análise de discurso, políticas públicas, BNCC.Resumo
Este artigo apresenta como corpus a propaganda sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) divulgada pelo Governo Federal. Com os aportes teóricos da Análise de Discurso pecheutiana, pretende-se analisar os efeitos de sentido promovidos pela materialidade em questão, especialmente a respeito de seu aspecto comum. Com base nas sequencias discursivas analisadas, foi possível discutir os apagamentos e silenciamentos que o comum representa.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9394.htm>. Acesso em: 20 abr. 2018.
COURTINE, Jean Jacques. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos: EdUFSCar, 2009.
CPFP - COMISSÃO PERMANENTE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Manifestação da Comissão Permanente de Formação de Professores da Unicamp sobre a elaboração da Base Nacional Comum Curricular. Campinas: Unicamp, 2017. Disponível em: <http://www.ccg.unicamp.br/files/cpfp/BNCC-Manifestao-Unicamp-2017_09_11.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2018.
FREITAS, Luiz Carlos de. BNCC: primeiros impactos nos materiais didáticos. jun. 2017. Disponível em: <https://avaliacaoeducacional.com/2017/06/14/bncc-primeiros-impactos-nos-materiais-didaticos/>. Acesso em: 24 abr. 2018.
MAZIÈRE, F. A Análise do Discurso: O Político e a Língua. In: INDURSKY, F. MITTMANN, S. FERREIRA, M. C. L. (org.) Memória e História na∕da análise do discurso. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. 2018a. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 23 abr. 2018.
______. MEC Base Nacional Comum. 13 abr. 2018b. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Fbz-cpct1W4>. Acesso em: 22 abr. 2018.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes, 1996.
______. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 3. ed. Campinas: Pontes, 2001.
______. As formas do silêncio. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.
______. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. 4. ed. Campinas: Pontes, 2012.
______. Uma tautologia ou um embuste semântico-discursivo? Ainda a propaganda de estado: país rico é país sem pobreza. In: PETRI, Verli; DIAS, Cristiane. Análise de Discurso em perspectiva: teoria, método e análise. Santa Maria: Editora UFSM, 2013.
______. Eu, Tu, Ele: discurso e real da história. Campinas: Pontes, 2017.
PÊCHEUX, Michel. (1982) Ler o arquivo hoje. In: ORLANDI, Eni Puccinelli et al. (org.). Gestos de leitura: da história no discurso. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2010.
______. O discurso: estrutura ou acontecimento? 3. ed. Campinas: Pontes, 2002.
SOUZA, Tania C. Clemente de. Discurso e imagem: Perspectivas de análise não verbal. Rio de Janeiro: Ciberlegenda, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.