O dispositivo implicado no trabalho da sala de leitura nas escolas municipais de Belém (PA): alguma coisa está fora da ordem?

Autores

  • Aline Batista Rodrigues Universidade Federal do Pará
  • Fátima Cristina da Costa Pessoa Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a595

Palavras-chave:

Práticas discursivas, Dispositivo de controle, Sala de leitura.

Resumo

Com base nos fundamentos postulados por Michel Foucault sobre as práticas discursivas, busca-se compreender, em relação ao processo de leitura no contexto escolar, quais enunciados dão sustentação ao trabalho realizado nas salas de leitura nas escolas municipais de Belém (PA). Para isso, foram analisados documentos oficiais que constituem o dispositivo de controle organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), os quais instituem modos de produção do trabalho docente.

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Biografia do Autor

Aline Batista Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (2007), Especialização em Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa (2009) e Mestrado em Linguística, na área de concentração Ensino-Aprendizagem de Línguas pela Universidade Federal do Pará (2012). Cursa doutorado em letras na Universidade Federal do Pará (2016). Atualmente é Professora concursada pela Prefeitura Municipal de Belém, além de atuar na docência superior na Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem; leitura; estratégias; subjetividade; escrita- reescrita e análise do discurso.

Fátima Cristina da Costa Pessoa, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Letras e Artes pela Universidade Federal do Pará (1990), mestrado em Letras: Linguística e Teoria Literária pela Universidade Federal do Pará (1997) e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Pará, atuando na Faculdade de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, especificamente em Análise do Discurso, atuando principalmente na interface linguagem, discurso e trabalho. É Diretora Adjunta do Instituto de Letras e Comunicação da UFPA. Já atuou como coordenadora do Curso de Letras na modalidade a distância, no período de 2008 a 2010. É integrante do Grupo de Trabalho da ANPOLL Linguagem, Enunciação e Trabalho e exerce a função de coordenadora deste grupo no biênio 2014-2016. É membro do grupo de pesquisa ATELIER Linguagem e Trabalho, cadastrado no diretório de pesquisa do CNPq. No biênio 2013-2015, exerceu a função de vice-presidente da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN).

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Publicado

2018-12-26

Como Citar

RODRIGUES, A. B.; PESSOA, F. C. DA C. O dispositivo implicado no trabalho da sala de leitura nas escolas municipais de Belém (PA): alguma coisa está fora da ordem?. Cadernos de Letras da UFF, v. 28, n. 57, p. 229-251, 26 dez. 2018.