O movimento Escola Sem Partido e a asfixia dos sujeitos da educação

Autores

  • Bruna Maria de Sousa Santos UFCG
  • Washington Silva de Farias UFCG

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a598

Palavras-chave:

Política de asfixia, sujeitos da educação, movimento Escola sem Partido.

Resumo

Este artigo busca compreender o processo de representação dos sujeitos da educação no discurso do Movimento Escola sem Partido. Entendemos que tais representações são produzidas com base no que propomos chamar de uma política de asfixia, que funciona pelo controle/interdição da polissemia dos sentidos referentes as diferentes formas de subjetivação do sujeito-professor e do sujeito-aprendiz no âmbito da educação nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Maria de Sousa Santos, UFCG

Mestranda pelo programa Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande. Graduada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual da Paraíba. Foi aluna de mobilidade internacional no mestrado de Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Universidade de Coimbra, Portugal. Está vinculada ao grupo de pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino, cadastrado no CNPq.–Possui experiência em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, educação e resistência.

Washington Silva de Farias, UFCG

Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1991), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (1998) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: constituição e representação discursiva de sujeitos e sentidos; discurso, memória e identidades; discurso, educação e ensino.–

Referências

COURTINE, J-J. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos-SP: EdUFSCar, 2014.

ESCOLA SEM PARTIDO – educação sem doutrinação. Síndrome de Estocolmo. [S.l.], 2016. Disponível em: <http://www.escolasempartido.org/sindrome-deestocolmo>. Acesso em: 18 out. 2017.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. 24 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

GLUCKSMANN, A. O discurso do ódio. Rio de Janeiro: Difel, 2007.

MIGUEL, L. F. Da ‘doutrinação marxista” à ‘ideologia de gênero” – Escola Sem Partido e as leis da mordaça no parlamento brasileiro. Revista Direito e Práxis, Rio de Janeiro, 7, set. 2016.

NAGIB, M. Canal Verdade Política. Vídeo "Miguel Nagib adverte sobre a ideologia de gênero". Youtube, 13 de jun de 2017a. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=t3qdyJ7VSB4>. Acesso em: 22 de out de 2017.

_____. Canal Central de Oposição. Vídeo ‘Professor desmoraliza deputado do PSOL | Miguel Nagib vs Glauber Braga | Escola Sem Partido”. Youtube, 14 de fev de 2017b. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=JZqXM5FHX7g>. Acesso em 22 de outubro de 2017.

ORLANDI, E. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 2. ed. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 1993.

_____. Discurso e Texto: formulação e circulação dos sentidos. 4. ed. Campinas, SP: Pontes, 2012.

_____. Interpretação; autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 2 ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1996.

PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 2006.

_____. Semântica e discurso. Uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas, SP: Ed. Unicamp, [2014] 1975.

SILVA, R. et al. Discurso do ódio em redes sociais: jurisprudência brasileira. Rev. direito GV, São Paulo, v.7, n. 2, p. 445-467, jul./dez. 2011.

SOUZA, Jessé. A radiografia do golpe: entenda como e por que você foi enganado. Rio de Janeiro: LeYa, 2016.

Downloads

Publicado

2018-12-26

Como Citar

DE SOUSA SANTOS, B. M.; SILVA DE FARIAS, W. O movimento Escola Sem Partido e a asfixia dos sujeitos da educação. Cadernos de Letras da UFF, v. 28, n. 57, p. 173-189, 26 dez. 2018.