A disciplinarização da língua inglesa no Brasil e os seus efeitos no imaginário acerca do idioma aos alunos de escolas públicas no Brasil

Autores

  • Elaine Daróz

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a600

Palavras-chave:

língua inglesa, ensino, análise de discurso.

Resumo

A reprodução do discurso de um caráter de urgência acerca da aprendizagem da língua inglesa contribui para uma relação hierárquica em que pese a língua materna. Filiados aos pressupostos da Análise de discurso francesa (PECHEUX, 1969; 1999; 2000), propomos uma reflexão acerca do lugar da disciplinarização do idioma em nosso país, considerando os seus efeitos no imaginário de língua ao aluno.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Daróz

Doutorado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Doutorado sanduíche Universidade Sorbonne Nouvelle, Paris 3. Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco e especialista em Informática na Educação pela Universidade Federal de Lavras-MG. Possui graduação em Letras - Português-Inglês pela Faculdades de Letras Dom Bosco, com experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Inglesa e Portuguesa e suas literaturas, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de discurso de linha francesa, ensino de línguas e educação, ensino a distância. Experiência nas redes pública e privada, desde o Ensino Fundamental até ao Ensino Médio, educação de jovens e adultos e no nível Superior de ensino. Atuou no Ensino a Distância como Tutora a Distância pelo Instituto Federal de Pernambuco-IFPE. Tutora a distância de Linguística no Consórcio Cederj/Cecierj. 

Downloads

Publicado

2018-12-26

Como Citar

DARÓZ, E. A disciplinarização da língua inglesa no Brasil e os seus efeitos no imaginário acerca do idioma aos alunos de escolas públicas no Brasil. Cadernos de Letras da UFF, v. 28, n. 57, p. 341-353, 26 dez. 2018.