Uma análise da historicidade de sentidos de ensino de língua portuguesa

Autores

  • Ronaldo Adriano de Freitas IFF/UFF

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a605

Palavras-chave:

historização, ensino de língua portuguesa, instrumentos educacionais.

Resumo

Situado no campo teórico da História das Ideias Linguísticas em interlocução com a Análise do Discurso, o artigo apresenta uma historização dos sentidos de ensino de língua portuguesa. Propõe ainda a noção de instrumentos educacionais, em contraste com instrumentos linguísticos e instrumentos pedagógicos.

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Biografia do Autor

Ronaldo Adriano de Freitas, IFF/UFF

Possui Mestrado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2015) e Graduação em Letras - Português-Inglês, pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (2001). É doutorando em Estudos de Linguagem; também pela UFF, onde realiza pesquisas em História das Ideias Linguísticas em articulação com a Análise do Discurso. Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense,onde atua no curso de Letras e  na Pós-Graduação lato-sensu em Literatura, Memória Cultural e Sociedade. Tem interesse em questões relacionadas ao ensino de língua portuguesa, à circulação de saberes e produção de instrumentos linguísticos na internet, e ao desenvolvimento teórico da Análise do Discurso Francesa.

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Publicado

2018-12-26

Como Citar

FREITAS, R. A. DE. Uma análise da historicidade de sentidos de ensino de língua portuguesa. Cadernos de Letras da UFF, v. 28, n. 57, p. 355-372, 26 dez. 2018.