Em busca de uma imagem de campo: trajetos de uma leitura discursiva
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a607Palavras-chave:
imagem, discurso, Educação do Campo.Resumo
A Educação do Campo é uma política pública que vem construindo reflexões principalmente pela noção de campo. Com base na Análise de Discurso, analisamos uma imagem de campo de uma capa de um livro didático distribuído para estudantes do campo. Os sentidos para esse campo permitem interpretações para uma memória do rural, o que a Educação do Campo, enquanto política pública, tenta romper.
Downloads
Referências
CASSANO, M. da G. Imagens jornalísticas: a produção e deslizamentos de sentidos. Disponível em: < alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais14/Sem06/C06035.doc> do Acesso em setembro de 2013.
CALDART, Roseli Salete. Sobre Educação do Campo. In: SANTOS, Clarice Aparecida dos (Org.). Educação do Campo: campo – políticas públicas – educação. Brasília, Incra; MDA, 2008.
______.; ALENTEJANO, Paulo; PEREIRA, Isabel Brasil; FRIGOTTO, Gaudêncio (Orgs.) . Dicionário da Educação do Campo. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2012. v. 1. 788 p. p. 257-265.
DAVALLON, Jean. A imagem, uma arte de memória?In: ACHARD, Pierre [et al.]
Papel da Memória. Campinas: Pontes, 2010.
FLORES, Lucas Martins. Você se vê naquilo que vê? Representações de família em comerciais e seus efeitos de sentidos. 2014. 110f. Dissertação (Mestrado). Universidade Católica de Pelotas – UCPEL. Programa de Mestrado em Letras. 2014.
HOUAISS, Antônio. Dicionário Eletrônico Houaiss da
Língua Portuguesa, 2009, em CD.
MEDEIROS, C. S. de. Sociedade da imagem: a (re)produção de sentidos da mídia do espetáculo. Santa Maria: UFSM, PPGL-Editores, 2013.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica a afirmação do óbvio. Tradução Eni Pulcinelli Orlandi. Campinas: Editora Unicamp, 1988.
______. Papel da memória. In: ACHARD, P et al. Papel da memória. Campinas: Pontes, 2010.
PETRI, Verli. Imaginário sobre o gaúcho no discurso literário: da representação do mito em Contos Gauchescos, de João Simões Lopes Neto, à desmitificação em Porteira Fechada, de Cyro Martins. Tese (Doutorado em Letras). Porto Alegre: UFRGS. 2004.
PEREIRA, A. E. QUEVEDO, M. Pré-construído e discurso-transverso: ferramentas de derrisão em uma charge de Latuff. In: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo – v.9 – n.2 – p. 325-339, 2013.
QUEVEDO, M. Q. de. Do Gesto de reparar a(à) gestão de sentidos: um exercício de análise da imagem com base na Análise de Discurso. 2012. 253 f. Dissertação (Mestrado). Universidade Católica de Pelotas – UCPEL. Programa de Mestrado em Letras. 2012.
ROUDINESCO, E. A família em desordem. Tradução André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 2003.
SILVA, A. L. C. e. Representações Sociais de família para um grupo de
professores do ensino fundamental da cidade de Araguari – MG. 2005. 119 f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Uberlândia – Programa de Mestrado em Psicologia Aplicada. 2005.
ORLANDI, E. P. Discurso e texto: formulações e circulação dos sentidos. Campinas, SP: 3ªed. Pontes Editora, 2008.
______. E. P. Língua e Conhecimento Linguístico: para uma história das Ideias no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.
______. E. P. Discurso e Argumentação: um observatório do político. Fórum Linguístico, n. 1, Florianópolis, jul.-dez., p. 73-81, 1998.
______. E. P. Interpretação: Autoria, leitura, efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis, Vozes, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.