ENEM 2017: uma análise interpretativa sob a perspectiva da política de línguas

Autores

  • Caroline Dambrozio Guerra Universidade Federal de Santa Maria
  • Larissa Montagner Cervo Universidade Federal de Santa Maria
  • Romário Volk Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a611

Palavras-chave:

Enem, imaginário de língua, análise de discurso, política(s) de línguas.

Resumo

Neste artigo, desenvolvido sob a perspectiva teórico- -metodológica da Análise de Discurso, trabalhamos com os textos de base de três questões selecionadas da prova do Enem 2017, com vistas a compreensão da política de língua em funcionamento na prova e do(s) imaginário(s) de língua mobilizado(s).

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Biografia do Autor

Caroline Dambrozio Guerra, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda do Curso de Letras - Licenciatura - Português e Literaturas da Língua Portuguesa na Universidade Federal de Santa Maria e aluna de Iniciação Científica.

Larissa Montagner Cervo, Universidade Federal de Santa Maria

Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria, tendo atuado como Coordenadora do Curso de Graduação em Letras-Licenciatura da UFSM. Atualmente, exerce a função de Coordenadora na Coordenadoria de Apoio ao Desenvolvimento de Ensino (CADE) da UFSM, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: língua, língua portuguesa, política de língua, história e memória.

Romário Volk, Universidade Federal de Santa Maria

Graduando do Curso de Letras - Licenciatura - Português e Literaturas da Língua Portuguesa na Universidade Federal de Santa Maria e aluno de Iniciação Científica.

Referências

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Publicado

2018-12-26

Como Citar

DAMBROZIO GUERRA, C.; MONTAGNER CERVO, L.; VOLK, R. ENEM 2017: uma análise interpretativa sob a perspectiva da política de línguas. Cadernos de Letras da UFF, v. 28, n. 57, p. 253-271, 26 dez. 2018.