ENEM 2017: uma análise interpretativa sob a perspectiva da política de línguas
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a611Palavras-chave:
Enem, imaginário de língua, análise de discurso, política(s) de línguas.Resumo
Neste artigo, desenvolvido sob a perspectiva teórico- -metodológica da Análise de Discurso, trabalhamos com os textos de base de três questões selecionadas da prova do Enem 2017, com vistas a compreensão da política de língua em funcionamento na prova e do(s) imaginário(s) de língua mobilizado(s).
Downloads
Referências
CERVO, Larissa Montagner. Língua, patrimônio nosso. 199 f. Tese (Doutorado em Letras – Estudos Linguísticos). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil: UFSM. p. 22-65. Disponível em: . Acesso em: 30 mai. 2018.
GUIMARÃES, Eduardo. A língua portuguesa no Brasil. Ciência e Cultura, 57, 2:24-28, São Paulo, abr./jun. 2005.
GUIMARÃES, Eduardo. Políticas de línguas na linguística brasileira: da abertura dos Cursos de Letras ao Estruturalismo. In:______. Política linguística no Brasil. Campinas: Pontes Editores, 2007. p. 63-82.
GUIMARÃES, Eduardo. Semântica do acontecimento: um estudo enunciativo da designação. Campinas: Pontes, 2002.
MARIANI, Bethânia Sampaio Corrêa. Colonização linguística: línguas, política e religião no Brasil (séculos XVI a XVIII) e nos Estados Unidos da América (século XVIII). Campinas: Pontes, 2004.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – INEP. Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matrizes de Referência, http://portal.inep.gov.br/educacao-basica/encceja/matrizes-de-referencia, 15/04/2018.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – INEP. Exame Nacional do Ensino Médio, Provas e gabaritos, http://portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos, 10/03/2018.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Ética e Política Linguística. Línguas e Instrumentos Linguísticos, 1:7-16, Campinas, 1998.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Língua imaginária e língua fluida. In: ______. Língua brasileira e outras histórias: discurso sobre a língua e ensino no Brasil. Campinas: Editora RG, 2009. p. 11-19.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 11. ed. Campinas: Pontes, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.