Uma análise discursiva da BNCC antes e depois do golpe de 2016: educação para o combate às discriminações?

Autores

  • Alice Moraes Rego de Souza Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ); Doutoranda Universidade Federal Fluminense
  • Maria Cristina Giorgi Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)
  • Fabio Sampaio de Almeida Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a616

Palavras-chave:

base nacional comum curricular – BNCC, discursos neoliberais, minorias sociais.

Resumo

Este artigo busca fazer um registro dos diferentes conflitos acerca de entendimentos de educaçao no contexto do golpe de Estado em 2016. Parte-se de uma análise de excertos da Base Nacional Comum Curricular, pautada em consideraçoes teóricas de Foucault (1987, 1996, 2004) sobre conceitos como saber, poder e discurso.

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Biografia do Autor

Alice Moraes Rego de Souza, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ); Doutoranda Universidade Federal Fluminense

Alice Moraes Rego de Souza é doutoranda em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Licenciada em Letras (habilitação Português - Espanhol) pela UERJ (2010). Professora de língua espanhola e portuguesa no CEFET/RJ Petrópolis. Atuou como professora de língua espanhola das redes municipais de educação de Niterói e do Rio de Janeiro. Também atuou como docente no Curso de Espanhol/LE oferecido pela Sub-Reitoria de Pós-Graduação da UERJ aos professores dessa universidade. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Espanhol, atuando principalmente nas áreas de análise do discurso, formação de professor, linguística aplicada e ensino de língua estrangeira.

Maria Cristina Giorgi, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)

Maria Cristina Giorgi é doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2012) e mestre em Letras (2005) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde também se graduou em Letras (Habilitação Português Espanhol) o. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística aplicada, atuando principalmente em: formação docente, questões étnico-raciais, mídia e discurso. Desde 2005, é docente do CEFET/RJ, onde atua como professora do Ensino Médio e Técnico e dos programas stricto sensu em Relações Étnico-Raciais e Filosofia e Ensino. Atual coordenadora do curso lato sensu Relações Étnico-Raciais e Educação na mesma instituição.

Fabio Sampaio de Almeida, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)

Fabio Sampaio de Almeida é doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Letras, na área de concentração em Linguística, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e bacharel e licenciado em Português/Espanhol e respectivas literaturas pela mesma instituição. Atualmente é professor de língua portuguesa e espanhola do CEFET/RJ Petrópolis e Docente pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-raciais e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Filosofia e Ensino da mesma instituição. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em estudos do discurso e pragmática, atuando principalmente nos seguintes temas: performances identitárias corpóreo-discursivas, relações étnico-raciais, relação linguagem e trabalho docente, gêneros do discurso e ensino, discursos midiáticos e produção de subjetividade.

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Publicado

2018-12-26

Como Citar

SOUZA, A. M. R. DE; GIORGI, M. C.; ALMEIDA, F. S. DE. Uma análise discursiva da BNCC antes e depois do golpe de 2016: educação para o combate às discriminações?. Cadernos de Letras da UFF, v. 28, n. 57, p. 97-116, 26 dez. 2018.