Discurso e políticas de ensino de línguas estrangeiras: uma análise do Programa Rio Criança Global

Autores

  • Cristina Fernandes Lopes PPGLEN-UFRJ / FAETEC-RJ
  • Antonio Andrade Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a617

Palavras-chave:

discurso, políticas públicas educacionais, políticas linguísticas.

Resumo

Este artigo se dedica a discussão das tensões e dos conflitos discursivos que emergiram nas instâncias política e educacional por ocasião da implementação do Programa Rio Criança Global, destinado a ampliar o ensino da Língua Inglesa no âmbito da educação municipal do Rio de Janeiro, reduzindo aí, consecutivamente, o espaço do idioma Espanhol, prescrito como obrigatório pela Lei 2.939/1999. Para tanto, pautamo-nos no referencial teórico dos estudos discursivos foucaultianos e analisamos enunciados advindos do Decreto Municipal no 31.187/2009.

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Biografia do Autor

Cristina Fernandes Lopes, PPGLEN-UFRJ / FAETEC-RJ

Graduada em Letras Português-Espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialista em Docência do Ensino Fundamental e Médio pela UCAM. Fez mestrado em Letras Neolatinas pela UFRJ com orientação do Prof. Dr. Antonio Andrade. Atua como professora de Espanhol no Ensino Médio Técnico e no centro de idiomas da Rede FAETEC. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Suas investigações envolvem questões relativas às políticas linguísticas e ao ensino de Espanhol como Língua Estrangeira.

Antonio Andrade, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado em Letras Português-Espanhol, mestre e doutor em Letras pela Universidade Federal Fluminense. Professor Adjunto de Didática e Prática de Ensino de Português/Espanhol da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas (PPGLEN/UFRJ). Coordenador do PPGLEN (de 2015 a 2018). Líder do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Formação de Professores de Línguas (FORPROLI). Coordenador da área de Espanhol do PIBID-UFRJ. Coordenador pedagógico do PNLD 2018 - Língua Estrangeira Moderna (Espanhol) - Ensino Médio; coordenador adjunto de Língua Espanhola do PNLD 2014 e do PNLD 2015. Membro da Diretoria da ABH (de 2012 a 2014). Atua nos seguintes temas: formação de professores de português/espanhol, análise do discurso, políticas públicas educacionais, manifestações literárias/culturais e ensino de línguas.

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Publicado

2018-12-26

Como Citar

LOPES, C. F.; ANDRADE, A. Discurso e políticas de ensino de línguas estrangeiras: uma análise do Programa Rio Criança Global. Cadernos de Letras da UFF, v. 28, n. 57, p. 191-208, 26 dez. 2018.