Ideologia ou Identidade de gênero? Os equívocos constitutivos nas propostas curriculares
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a622Palavras-chave:
identidade de gênero, ideologia de gênero, currículos.Resumo
Este artigo analisa os efeitos de sentidos sobre as questões de gênero nas propostas curriculares da conjuntura de 1997 e de 2014. Considerando o discurso como efeito de sentidos, os equívocos entre o discurso político e o teórico são entendidos como motivando o deslize dos sentidos de gênero. Gênero não será compreendido como um conceito teórico, mas como um acontecimento na história e no discurso.
Downloads
Referências
ALTMANN, Hellena. Orientação sexual nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Estudos Feministas, Vol 9, n.2: 575-585, Florianópolis, 2001.
BALDINI, Lauro. Como desconstruir o que não se constrói? Quando o gênero faz questão. In: SOARES, A. S. & GARCIA, D. A. Inquietações de gêneros e sexualidades: leituras na contemporaneidade. Porto Alegre: Unioeste, Evangraf, 2017. p. 13-27.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997a, http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf.,30/05/2018.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997b. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf.,30/05/2018.
BRASIL. Resolução CFM nº 1652/2002. Conselho Federal de Medicina. D.O.U, n 232, seção 1, 2 dez 2002. http://www.portalmedico.org.br/resolucoes/cfm/2002/1652_2002.htm.,30/05/2018.
BRASIL. Projeto de Lei 5002/2013. Câmara dos Deputados, Brasília, s.ed, 2013. http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=565315.,30/05/2018.
BRASIL. Plano Nacional de Educação 2014-2024 (recurso eletrônico): Lei n.º 13.005, de 25 de Junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados: Edições Câmara (Série legislação; n. 125), 2014. http://www.observatoriodopne.org.br/uploads/reference/file/439/documento-referencia.pdf.,30/05/2018.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2017. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192.,30/05/2018.
BUTLER, Judith. Gender Trouble: feminism and the subversion of identity. New York: Routledge, 1990.
CONAE. Conferência Nacional de Educação: documento – referência. Fórum Nacional de educação. Brasília: MEC, 2014. http://conae2014.mec.gov.br/images/pdf/doc_referencia.pdf., 30/05/2018
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. CNBB divulga nota sobre a inclusão da ideologia de gênero nos Planos de Educação. CNBB, 2015. http://www.cnbb.org.br/cnbb-divulga-nota-sobre-a-inclusao-da-ideologia-de-genero-nos-planos-de-educacao/., 30/05/2018
FACCHINI, Regina. ‘Sopa de letrinhas”? Movimento homossexual e produção de identidades coletivas nos anos 90: um estudo a partir da cidade de São Paulo. 2002. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Unicamp, Campinas.
MARIANI, Bethânia. O comunismo imaginário: práticas discursivas da imprensa sobre o PCB (1922-1989). 1996. Tese (Doutorado em Linguística) - Unicamp, Campinas.
MARIANI, Bethânia. Silêncio e Metáfora, algo para se pensar. In: Seminários de Estudos em Análise do Discurso, 2, 2005, Porto Alegre (UFRSG). Anais... Porto Alegre: UFRGS, 2005, http://www.analisedodiscurso.ufrgs.br/anaisdosead/2SEAD/SIMPOSIOS/BethaniaMariani.pdf., 30/05/2018.
ORLANDI, Eni. Segmentar ou recortar. In: Encontro Nacional de Linguística, 5, 1981, Rio de Janeiro. Anais.... Rio de Janeiro: PUC-RJ, 1981. p. 9-26.
ORLANDI, Eni. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 1999.
ORLANDI, Eni. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.
ORLANDI, Eni. Discurso e Texto: formulação e circulação dos sentidos. Pontes Editores: Campinas, 2012.
PÊCHEUX, Michel. Análise Automática do Discurso (AAD-69). In: GADET, F.; HAK, T. Por uma Análise Automática do Discurso. Tradução de Eni Pulcinelli Orlandi. 4ª. ed. Campinas: Editora UNICAMP, 1997[1969].
PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 1990.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Ed. Unicamp, 1995[1975].
PEREIRA, Graziela & BAHIA, Alexandre. Direito fundamental à educação, diversidade e homofobia na escola: desafios à construção de um ambiente de aprendizado livre, plural e democrático. Educar em Revista, n. 39: 51-71, Curitiba, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.