Ideologia ou Identidade de gênero? Os equívocos constitutivos nas propostas curriculares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a622

Palavras-chave:

identidade de gênero, ideologia de gênero, currículos.

Resumo

Este artigo analisa os efeitos de sentidos sobre as questões de gênero nas propostas curriculares da conjuntura de 1997 e de 2014. Considerando o discurso como efeito de sentidos, os equívocos entre o discurso político e o teórico são entendidos como motivando o deslize dos sentidos de gênero. Gênero não será compreendido como um conceito teórico, mas como um acontecimento na história e no discurso.

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Biografia do Autor

Frederico Sidney Guimarães, Universidade Federal Fluminense

Doutor pelo Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem da UFF, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO em 2008, graduado em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro (UNIRIO), em 2005. Experiência de pesquisa nas áreas de Análise do Discurso, História, Memória e Linguagem, com ênfase nas temáticas sobre: Movimentos e Práticas Sociais; discursos de gêneros e sexualidades; e direitos civis.

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Publicado

2018-12-26

Como Citar

GUIMARÃES, F. S. Ideologia ou Identidade de gênero? Os equívocos constitutivos nas propostas curriculares. Cadernos de Letras da UFF, v. 28, n. 57, p. 135-153, 26 dez. 2018.