O supervisor e a escola: uma relação de nunca acabar?

Autores

  • Soraya Romano Pacífico USP/Ribeirão Preto
  • Lucília Maria Abrahão e Sousa USP/Ribeirão Preto
  • Dantielli Assumpção Garcia Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a625

Palavras-chave:

supervisão, escola, sentidos.

Resumo

Neste texto, discutimos, sob a perspectiva teórica da Análise de Discurso pecheutiana, a posição do supervisor e sua relação com a escola. Mostramos como essa posição-sujeito é constituída e entremeada por relações de poder e discursividades que a colocam como responsável por vigiar a prática docente e o espaço escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Soraya Romano Pacífico, USP/Ribeirão Preto

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Educação São Luís (1986); Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras Júlio de Mesquita Filho/UNESP (1996); Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP, (2002) e Pós-Doutorado pela Faculdade de Ciências e Letras Júlio de Mesquita Filho/UNESP (2013). Atualmente, é professora associada da Universidade de São Paulo. É líder do grupo de pesquisa GEDISME - Discurso e Memória: movimentos do Sujeito, filiado à Universidade de São Paulo e cadastrado junto ao Diretório de Grupos do CNPq. É membro do Grupo de Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso ? ELAD/CNPq. Tem experiência na área de Linguística, com pesquisas fundamentadas na Análise do Discurso pecheuxtiana, investigando, principalmente, os seguintes temas: autoria, argumentação, leitura, escrita e letramento. Supervisiona estágios curriculares no curso de Pedagogia, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP.

Lucília Maria Abrahão e Sousa, USP/Ribeirão Preto

Graduação em Letras (1988) pelo Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto. Doutorado direto (2002) em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Livre Docência (2009) em Ciência da Informação pela mesma instituição. Docente com dedicação exclusiva da Universidade de São Paulo, onde dá aulas e orienta alunos de graduação, mestrado e doutorado, além de supervisionar pós-doutorados. Parecerista ad hoc do CNPq e FAPESP. Membro da ABRALIN, ALED, GEL, BRASA, AIL e do GT de Análise do Discurso da ANPOLL. Especialista em Análise do Discurso e psicanálise. Coordenadora do Grupo de Pesquisa "Discurso e memória: movimentos do sujeito", cadastrado junto ao Diretório de Grupos do CNPq. Membro do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo. Bolsista de Produtividade 2 do CNPq.

Dantielli Assumpção Garcia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Licenciatura em Letras: Português/Espanhol pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), mestrado em Estudos Linguísticos (2008) e doutorado em Estudos Linguísticos também pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011). Realizou uma pesquisa de Pós-Doutorado (A Marcha das Vadias nas redes sociais: efeitos de feminismo e mulher, Apoio Fapesp) na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP) sob a supervisão da Profa. Dra. Lucília Maria Abrahão e Sousa (2013-2015). Realizou junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná uma pesquisa de Pós-Doutorado ("A manualização do saber linguístico e a constituição de uma linguagem não sexista") com apoio CAPES sob a orientação do Prof. Dr. Alexandre Sebastião Ferrari Soares (2016-2017). Atualmente, é docente no curso de Graduação e de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise de Discurso, História das ideias Linguísticas, atuando principalmente nos seguintes temas: gramatização, arquivos, Institutos Históricos e Geográficos, análise do discurso urbano, redes sociais, feminismo, cibermilitância.

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. Tradução de Edmundo Cordeiro. Paris: Éditions Gallimard, 1971.
GARCIA, R. L. Novos olhares sobre alfabetização. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
LINHARES, C. F. O direito ao saber com sabor, supervisão e formação de professores na escola pública. In: SILVA JUNIOR C. A. da; RANGEL M. (Org.) Nove olhares sobre a supervisão. Campinas, Papirus 1997. p. 59-90.
MEDINA, A. S. Supervisor escolar: parceiro político-pedagógico do professor. In: SILVA JUNIOR C. A.; RANGEL M. (Org.) Nove olhares sobre a supervisão. Campinas: Papirus 1997. p. 09-36.
ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4. ed. Campinas, Pontes, 1996.
______. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes Editores, 1999.
______. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 4. ed. Campinas, Editora da UNICAMP, 1997.
______. Discurso e Texto. Campinas: Pontes, 2001.
______. Cidade dos sentidos. Campinas: Pontes, 2004.
PACÍFICO, S. M. R..; ROMÃO, L. M. S. A memória e o arquivo produzindo sentidos sobre a trajetória da mulher. Revista Em Questão, 12: 73-90, Porto Alegre, 2006.
RANGEL, M. Supervisão: do sonho à ação - uma prática em transformação. In: FERREIRA, N. S. C. (Org.) Supervisão Educacional para uma escola de qualidade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999. p. 69-96.
______. Considerações sobre o papel supervisor, como especialista em educação, na América Latina. In: SILVA JUNIOR C. A. da; RANGEL M. (Org.) Nove olhares sobre a supervisão. Campinas, Papirus 1997. p. 147-161
SAVIANI, D. A supervisão educacional em perspectiva histórica: da função à profissão pela mediação da idéia. In: FERREIRA, N. S. C. (Org.) Supervisão Educacional para uma escola de qualidade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999. p. 13-37.
SILVA, T. R. N. Formação do educador: aspectos teóricos. In: ALVES, N. Educação e supervisão: o trabalho coletivo na escola. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1991.80-101.
SILVA JUNIOR, C. A. Organização do trabalho na escola pública: o pedagógico e o administrativo na ação supervisora. In: SILVA JUNIOR C. A. da; RANGEL M. (Org.) Nove olhares sobre a supervisão. Campinas, Papirus 1997. p. 91-109.

Downloads

Publicado

2018-12-26

Como Citar

PACÍFICO, S. R.; SOUSA, L. M. A. E; GARCIA, D. A. O supervisor e a escola: uma relação de nunca acabar?. Cadernos de Letras da UFF, v. 28, n. 57, p. 373-393, 26 dez. 2018.