O supervisor e a escola: uma relação de nunca acabar?
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a625Palavras-chave:
supervisão, escola, sentidos.Resumo
Neste texto, discutimos, sob a perspectiva teórica da Análise de Discurso pecheutiana, a posição do supervisor e sua relação com a escola. Mostramos como essa posição-sujeito é constituída e entremeada por relações de poder e discursividades que a colocam como responsável por vigiar a prática docente e o espaço escolar.
Downloads
Referências
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. Tradução de Edmundo Cordeiro. Paris: Éditions Gallimard, 1971.
GARCIA, R. L. Novos olhares sobre alfabetização. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
LINHARES, C. F. O direito ao saber com sabor, supervisão e formação de professores na escola pública. In: SILVA JUNIOR C. A. da; RANGEL M. (Org.) Nove olhares sobre a supervisão. Campinas, Papirus 1997. p. 59-90.
MEDINA, A. S. Supervisor escolar: parceiro político-pedagógico do professor. In: SILVA JUNIOR C. A.; RANGEL M. (Org.) Nove olhares sobre a supervisão. Campinas: Papirus 1997. p. 09-36.
ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4. ed. Campinas, Pontes, 1996.
______. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes Editores, 1999.
______. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 4. ed. Campinas, Editora da UNICAMP, 1997.
______. Discurso e Texto. Campinas: Pontes, 2001.
______. Cidade dos sentidos. Campinas: Pontes, 2004.
PACÍFICO, S. M. R..; ROMÃO, L. M. S. A memória e o arquivo produzindo sentidos sobre a trajetória da mulher. Revista Em Questão, 12: 73-90, Porto Alegre, 2006.
RANGEL, M. Supervisão: do sonho à ação - uma prática em transformação. In: FERREIRA, N. S. C. (Org.) Supervisão Educacional para uma escola de qualidade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999. p. 69-96.
______. Considerações sobre o papel supervisor, como especialista em educação, na América Latina. In: SILVA JUNIOR C. A. da; RANGEL M. (Org.) Nove olhares sobre a supervisão. Campinas, Papirus 1997. p. 147-161
SAVIANI, D. A supervisão educacional em perspectiva histórica: da função à profissão pela mediação da idéia. In: FERREIRA, N. S. C. (Org.) Supervisão Educacional para uma escola de qualidade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999. p. 13-37.
SILVA, T. R. N. Formação do educador: aspectos teóricos. In: ALVES, N. Educação e supervisão: o trabalho coletivo na escola. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1991.80-101.
SILVA JUNIOR, C. A. Organização do trabalho na escola pública: o pedagógico e o administrativo na ação supervisora. In: SILVA JUNIOR C. A. da; RANGEL M. (Org.) Nove olhares sobre a supervisão. Campinas, Papirus 1997. p. 91-109.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.