O PROCESSAMENTO METACOGNITIVO NO ATO DE LEITURA: REPENSANDO O ENSINO

Autores

  • Roza Maria Palomanes Ribeiro Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a74

Palavras-chave:

processamento cognitivo, processamento metacognitivo, competência leitora.

Resumo

A meta do presente artigo é apresentar discussão e propostas em torno do comportamento inconsciente e automático do leitor durante a atividade de ler (processamento cognitivo), bem como as atividades realizadas por ele, de maneira controlada (processamento metacognitivo). Através de atividades metacognitivas, o aluno estabelece conexões entre os variados saberes alcançando compreensão do que lê.

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Biografia do Autor

Roza Maria Palomanes Ribeiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Especialista em Língua Portuguesa ( UERJ - 1998), com Mestrado em Linguística ( UFRJ -2002) e Doutorado em Linguística (2007), na mesma instituição,  é Professor Adjunto III de Linguística na UFRRJ, Departamento de Letras e Comunicação. Com mais de 25 anos de experiência como professora de Língua Portuguesa da rede pública de ensino, suas pesquisas em Linguística Cognitiva centram-se na aplicação dos pressupostos teóricos cognitivistas ao ensino. É coordenadora geral do curso de especialização a distância em ENSINO DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO (Fundação Cecierj / UFRRJ) e coordenador da disciplina INTRODUÇÃO À SEMÂNTICA (Letras a distância-UFF/ CEDERJ.  Professora do PROFLETRAS  ministra a  disciplina FUNÇÃO SOCIOSSIMBÓLICA DA LINGUAGEM.   É coautora do livro MANUAL DE LINGUÍSTICA e coautora e organizadora do livro PRÁTICAS DE ENSINO DO PORTUGUÊS, ambos publicados pela Editora Contexto

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Publicado

2016-07-09

Como Citar

RIBEIRO, R. M. P. O PROCESSAMENTO METACOGNITIVO NO ATO DE LEITURA: REPENSANDO O ENSINO. Cadernos de Letras da UFF, v. 26, n. 52, 9 jul. 2016.