O PROCESSAMENTO METACOGNITIVO NO ATO DE LEITURA: REPENSANDO O ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a74Palavras-chave:
processamento cognitivo, processamento metacognitivo, competência leitora.Resumo
A meta do presente artigo é apresentar discussão e propostas em torno do comportamento inconsciente e automático do leitor durante a atividade de ler (processamento cognitivo), bem como as atividades realizadas por ele, de maneira controlada (processamento metacognitivo). Através de atividades metacognitivas, o aluno estabelece conexões entre os variados saberes alcançando compreensão do que lê.
Downloads
Referências
BROWN, A. L. Knowing when, where, and how to remember: A problem of metacognition. Em R. Glaser (Org.), Advances in instructional psychology (Vol. 1). Hillsdale, N.J.: Erlbaum, 1978, p.77-165
CEREJA E MAGALHÃES. Português Linguagens. São Paulo: Atual Editora, 5ª ed. Reformulada, 2009, p.288.
FLAVELL, J. H. Metacognition and Cognition Monitoring: A New Area of Cognitive- Developmental Inquiry. American Psychologist. Outubro, 1979, p.906-911
_______________ Speculations about the nature and development of metacognition. Em F. E. Weinert & R. Kluwe (Orgs.), Metacognition, motivation, and understanding. Hillsdale, N. J.: Erlbaum, 1987, p.1-16
FLAVELL, J. H. & WELLMAN, H. M. Metamemory. In R. V. Kail, & O. W. Hagen (Eds.), Perspectives on the development of memory and cognition. Hillsdale, N.Y.: Lawrence Erlbaum Associates, 1977, p.333.
JOU, Graciela Inchausti & SPERB, Tania Mara. A metacognição como estratégia reguladora da aprendizagem. Porto Alegre, 2006.
KATO, M. O aprendizado da leitura. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007, p.121.
KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. 13ª ed. Campinas: Pontes, 2010, p.155.
OLIVEIRA, OLIVEIRA SILVA, SILVA E ARAÚJO. Tecendo linguagens. São Paulo: IBEP, 3ª ed., 2012, p.280
RIBEIRO, Célia. Metacognição: Um apoio ao Processo de Aprendizagem. Psicologia: Reflexão e Crítica, 16 (1), 2003, p.109-116
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.