As reduções e as línguas: apontamentos sobre a formação do guarani-paraguaio

NOTES ON THE FORMATION OF PARAGUAYAN GUARANI

Autores

  • Joyce Palha Colaça Universidade Federal de Sergipe.

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v32i62.47428

Resumo

O presente texto se dedica a discutir questões em torno do processo de gramatização da língua guarani no Paraguai, tomando como ponto de partida (não no sentido de originário) o período colonial, para, então, propor uma leitura sobre o status da língua guarani em situação de plurilinguismo naquele momento histórico. Para tal, busca-se, a partir dos pressupostos teóricos da Análise de Discurso (MARIANI, 2004, 2007; ORLANDI, 2008 [1990]), em seu entrelaçamento com as discussões propostas por Auroux (2009 [1992]) no campo dos estudos da História das Ideias Linguísticas, mobilizar algumas noções sobre o lugar das línguas indígenas, em especial da língua guarani, e dos indígenas em sua relação com a catequese e com outros agentes deste processo histórico, os freis católicos, a partir do ensino da religião e pela produção de gramáticas das línguas americanas no período colonial. Por esta perspectiva, lançaremos luz sobre as discussões de Melià acerca das gramáticas da língua guarani de Alonso de Aragona e de Antonio Ruiz de Montoya. Com esta análise, buscamos compreender como se deram as condições de gramatização da língua guarani no âmbito das reduções no Paraguai para além das questões formais da língua, focando nosso gesto de interpretação sobre os sentidos produzidos a partir da historicidade deste processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joyce Palha Colaça, Universidade Federal de Sergipe.

Possui graduação em Letras - Habilitação: Português/ Espanhol (2001-2005), mestrado em Letras (2008-2010) e doutorado em Estudos de Linguagem (2011-2015) pela Universidade Federal Fluminense. Integra o Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS/UFF) e o grupo de pesquisa Diálogos Interculturais e Linguísticos (DInterLin/UFS). É professora adjunto de Língua Espanhola na Universidade Federal de Sergipe, onde também atua como coordenadora da área de língua espanhola no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e no Programa Idioma sem Fronteiras de Língua Espanhola. Também nesta universidade, coordena a Especialização em Multiletramentos na Educação Linguística e Literária em Espanhol. Atualmente, é membro da diretoria da Associação Brasileira de Hispanistas (2016-2018), ocupando a função de 1ª tesoureira. Atua como tradutora pública e intérprete comercial do Estado de Sergipe.Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Análise de Discurso, História das Ideias Linguísticas e Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Espanhola e Estudos da Tradução.

Downloads

Publicado

2021-07-30

Como Citar

COLAÇA, J. P. As reduções e as línguas: apontamentos sobre a formação do guarani-paraguaio: NOTES ON THE FORMATION OF PARAGUAYAN GUARANI . Cadernos de Letras da UFF, v. 32, n. 62, p. 214-236, 30 jul. 2021.