Débats autour de la norme et de la qualité de la langue en milieu minoritaire: l’exemple de l’Acadie du Nouveau-Brunswick

Autores

  • Laurence Arrighi Instituto de Letras, UFF
  • Émilie Urbain

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v32i62.48776

Resumo

Com base nos discursos publicados na principal mídia francófona da região nos últimos cinco anos, nós analisamos os discursos sobre a língua francesa que circulam em uma comunidade minoritária francófona no Canadá, a Acádia da Nova Brunswick. O objetivo do nosso artigo é fornecer um retrato dos debates sobre a qualidade do francês e a norma linguística que estão surgindo nesta região caracterizada pelo uso generalizado de vernáculos marcados pela variação linguística (seja em termos de arcaísmos, variação morfossintática ou contato entre as línguas). Em um contexto minoritário onde os contatos linguísticos com a língua dominante, o inglês, são numerosos e multifacetados, o discurso sobre a qualidade do francês falado (ou escrito) na região é politicamente carregado e está ligado à questões de nacionalismo, de representação política e  de direito. Nosso estudo mostra, assim, como comentários sobre a linguagem, sejam feitos por atores sociais comuns ou por figuras públicas, revelam questões sociais, políticas e econômicas mais amplas. De forma mais específica, nossas análises revelam que os discursos frequentemente críticos sobre o francês falado nessa região giram em torno de questões de acesso e compartilhamento de recursos: acesso ao mercado de trabalho, a serviços públicos, à Francofonia internacional e as oportunidades de desenvolvimento econômico que ela poderia favorecer.

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Biografia do Autor

Laurence Arrighi, Instituto de Letras, UFF

Docente de Graduação (Departamento GLE) e de Pós- Graduação (Estudos de Linguagem) do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense-UFF desde 2010. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ- 1987), especialização em língua e literatura francesa pela UFRJ (1989), Mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com pesquisa na área de política linguística e ensino de LE (2002), sob orientação da Profª Mônica Savedra. Possui doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), na área de Estudos da linguagem, orientada pelo Profº Jürgen Heye. Foi bolsista CAPES/PDEE na Université de Provence, (2005-2006), sob a orientação do Prof. Louis-Jean Calvet. Atualmente, orienta e desenvolve pesquisas nas áreas de avaliação de políticas linguísticas. Atua, principalmente, nos seguintes temas: sociolinguística, educação bilíngue, política linguística e língua francesa; é membro do GT de Sociolinguística da ANPOLL; é presidenta da Associação de Professores de Francês do Estado do Rio de Janeiro (APFERJ), na gestão 2014-2016. Atua como vice líder do grupo de pesquisa (CNPq) : Laboratório de pesquisas em contato linguístico - LABPEC; é representante da UFF (língua francesa) junto ao MEC no Programa Idiomas sem Fronteiras. Membro da chapa eleita para a Diretoria da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística) para o biênio 2015-2017.

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Publicado

2021-07-30

Como Citar

ARRIGHI, L.; URBAIN, ÉMILIE . Débats autour de la norme et de la qualité de la langue en milieu minoritaire: l’exemple de l’Acadie du Nouveau-Brunswick . Cadernos de Letras da UFF, v. 32, n. 62, p. 163-190, 30 jul. 2021.