Polidez, expressão de postura e a comunicação fática: uma análise de interações em um fórum virtual
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v32i62.49226Resumo
Pesquisas vêm demostrando que o elemento fático da linguagem influencia a conectividade, enriquecendo as trocas intersubjetivas realizadas em ambiente digital (Miller, 2008; Yus, 2019; Zuckerman, 2020). Diante disso, o objetivo deste estudo foi verificar como/se a expressão de postura linguística (Biber e Finegan, 1988; Scheibman, 2001 e DuBois 2002, Evans, 2016) e o emprego de estratégias de polidez (Lakoff, 1977; Brown & Levinson, 1987; Cunha e Oliveira, 2020) afetam a comunicação fática no ambiente cibernético. Para fazer isso, foi procedida uma análise manual das postagens de um fórum de formação profissional, feita com base na identificação das estratégias linguísticas de postura e de polidez empregadas. Os resultados demonstraram que os participantes atuaram linguisticamente para tornar suas contribuições ao fórum pertinentes e significativas e que o trabalho de face ocorreu mesmo quando o ato de fala central de uma mensagem era intrinsecamente ameaçador. Da mesma forma, ao expressar postura, os participantes concentravam-se na avaliação de um objeto comum de atenção, o que também atuou para fortalecer os laços sociais, demonstrando que a expressão de postura e as estratéfias de polidez podem ser relacionadas à comunicação fática digital.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos de Letras da UFF
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.