‘Nem’, vale a pena saber como funciona: uma proposta de formalização para o ‘nem’ acionador de concessividade no português brasileiro
A FORMALIZATION PROPOSAL FOR ‘NEM’ CONVESSIVITY TRIGGER IN BRAZILIAN PORTUGUESE
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v33i64.51724Resumo
presente artigo pretende analisar, com base nos pressupostos teóricos da Semântica intensional (ROTH, 1992; KRATZER, 2012), na metalinguagem da Semântica Formal (PARTEE, 1976) e na Pragmática (LEVINSON 2007; GRICE, 1975), enunciados condicionais concessivos que contenham o operador nem como negação acionadora de concessividade no Português Brasileiro (Nem que corra/Nem correndo, João pegará o ônibus), a fim de postular um possível funcionamento formal para casos como os exemplificados aqui. Para tanto, realizamos uma revisão acerca do nem, para elucidar seu caráter negativo e suas características de foco e escalaridade, objeto sobre o qual esta análise se debruçou mais detidamente. Também demonstraremos como a escala pragmática de elementos possíveis envolvida nos enunciados condicionais concessivos com nem pode ser ordenada em função de mundos possíveis a partir das propostas de Roth (1992) e Kratzer (2012).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos de Letras da UFF
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.