‘Nem’, vale a pena saber como funciona: uma proposta de formalização para o ‘nem’ acionador de concessividade no português brasileiro

A FORMALIZATION PROPOSAL FOR ‘NEM’ CONVESSIVITY TRIGGER IN BRAZILIAN PORTUGUESE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v33i64.51724

Resumo

 presente artigo pretende analisar, com base nos pressupostos teóricos da Semântica intensional (ROTH, 1992; KRATZER, 2012),  na metalinguagem da  Semântica Formal (PARTEE, 1976) e na Pragmática (LEVINSON 2007; GRICE, 1975), enunciados condicionais concessivos que contenham o operador nem como negação acionadora de concessividade no Português Brasileiro (Nem que corra/Nem correndo, João pegará o ônibus), a fim de postular um possível funcionamento formal para casos como os exemplificados aqui. Para tanto, realizamos uma revisão acerca do nem, para elucidar seu caráter negativo e suas características de foco e escalaridade, objeto sobre o qual esta análise se debruçou mais detidamente. Também demonstraremos como a escala pragmática de elementos possíveis envolvida nos enunciados condicionais concessivos com nem pode ser ordenada em função de mundos possíveis a partir das propostas de Roth (1992) e Kratzer (2012).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isaac Souza de Miranda Junior, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2019). Mestrando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSCar (PPGL - UFSCar) e membro do NILC (Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional).

Jane Eder Girardi, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Linguística pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), com foco no desenvolvimento de um método de ensino de conceitos linguísticos. Mestrado em Linguística pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), com ênfase em Ensino de Conceitos Linguísticos por meio da intuição e gramática internalizada. Orientanda do Prof. Dr. Dirceu Cleber Conde e integrante do GESer - Grupo de Estudos de Semântica Referencial da UFSCar. Possui graduação em Letras com habilitação em português e inglês pela Faculdades Integradas de São Carlos - Fadisc (2005). Possui graduação em Pedagogia pela UNIFRAN (2016). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Atuou como professora de língua portuguesa para alunos do ensino fundamental e médio, no ensino de literatura, redação e gramática. Atuou como professora de língua inglesa para alunos da educação infantil, ensino fundamental e médio. Possui experiência na elaboração de atividades extras e projetos para alunos de inclusão.

Dirceu Cleber Conde, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Letras - Habilitação em Português pela Universidade Estadual de Maringá (1998), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2008), com estágio doutoral na Université Paris III - La Sorbonne Nouvelle, Pós-Doutorado na Michigan State University (2015-2016). Atualmente é professor Adjunto com Dedicação Exclusiva na Universidade Federal de São Carlo - SP. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: semântica, pragmática e ensino-aprendizagem de linguística e linguagens formais. 

Downloads

Publicado

2022-08-09

Como Citar

MIRANDA JUNIOR, I. S. DE; EDER GIRARDI, J.; CONDE, D. C. ‘Nem’, vale a pena saber como funciona: uma proposta de formalização para o ‘nem’ acionador de concessividade no português brasileiro: A FORMALIZATION PROPOSAL FOR ‘NEM’ CONVESSIVITY TRIGGER IN BRAZILIAN PORTUGUESE . Cadernos de Letras da UFF, v. 33, n. 64, 9 ago. 2022.