Entre vida e morte, a busca pela sobrevivência - uma análise do conto “Maria”, de Conceição Evaristo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v34i66.56906

Resumo

O presente texto discute o entrelaçamento entre literatura e necropolítica valendo-se do conto Maria presente na coletânea Olhos d'água de Conceição Evaristo (2016). Analisa-se o conto a partir do modelo do percurso gerativo de sentido da semiótica discursiva, ampliando a compreensão sobre como o texto diz o que diz e deixa efeitos de sentido que convidam a refletir construindo teses sobre o ser humano a partir da ficção. Observa-se que a literatura exerce importante função para descortinar sentidos por meio de fatos narrados e personagens caracterizados que oferecem perspectivas diversas do mundo e das suas relações. A relação entre ficção e realidade ajuda a pautar um passado que ainda é presente e precisa ser superado sob pena de que mais vidas sejam perdidas.



Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Forgearini Nunes, UFRGS

Docente no Departamento de Ensino e Currículo e no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora GEARTE, GPED, Grupo Aula.

Joana Wurth Geller, UFRGS

Estudante da Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq.

Downloads

Publicado

2023-09-09

Como Citar

FORGEARINI NUNES, M.; WURTH GELLER, J. Entre vida e morte, a busca pela sobrevivência - uma análise do conto “Maria”, de Conceição Evaristo. Cadernos de Letras da UFF, v. 34, n. 66, p. 234-250, 9 set. 2023.