Entre vida e morte, a busca pela sobrevivência - uma análise do conto “Maria”, de Conceição Evaristo
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v34i66.56906Resumo
O presente texto discute o entrelaçamento entre literatura e necropolítica valendo-se do conto Maria presente na coletânea Olhos d'água de Conceição Evaristo (2016). Analisa-se o conto a partir do modelo do percurso gerativo de sentido da semiótica discursiva, ampliando a compreensão sobre como o texto diz o que diz e deixa efeitos de sentido que convidam a refletir construindo teses sobre o ser humano a partir da ficção. Observa-se que a literatura exerce importante função para descortinar sentidos por meio de fatos narrados e personagens caracterizados que oferecem perspectivas diversas do mundo e das suas relações. A relação entre ficção e realidade ajuda a pautar um passado que ainda é presente e precisa ser superado sob pena de que mais vidas sejam perdidas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos de Letras da UFF
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.