Entre vida e morte, a busca pela sobrevivência - uma análise do conto “Maria”, de Conceição Evaristo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v34i66.56906

Resumo

O presente texto discute o entrelaçamento entre literatura e necropolítica valendo-se do conto Maria presente na coletânea Olhos d'água de Conceição Evaristo (2016). Analisa-se o conto a partir do modelo do percurso gerativo de sentido da semiótica discursiva, ampliando a compreensão sobre como o texto diz o que diz e deixa efeitos de sentido que convidam a refletir construindo teses sobre o ser humano a partir da ficção. Observa-se que a literatura exerce importante função para descortinar sentidos por meio de fatos narrados e personagens caracterizados que oferecem perspectivas diversas do mundo e das suas relações. A relação entre ficção e realidade ajuda a pautar um passado que ainda é presente e precisa ser superado sob pena de que mais vidas sejam perdidas.



Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marília Forgearini Nunes, UFRGS

    Docente no Departamento de Ensino e Currículo e no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora GEARTE, GPED, Grupo Aula.

  • Joana Wurth Geller, UFRGS

    Estudante da Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq.

Downloads

Publicado

2023-09-09

Como Citar

Entre vida e morte, a busca pela sobrevivência - uma análise do conto “Maria”, de Conceição Evaristo. Cadernos de Letras da UFF, Brasil, v. 34, n. 66, p. 234–250, 2023. DOI: 10.22409/cadletrasuff.v34i66.56906. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/56906. Acesso em: 5 dez. 2025.