O misterioso caso da pesquisa brasileira sobre Agatha Christie
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i68.61435Resumo
As publicações científicas são o registro oficial da ciência. Para que uma área se estabeleça, deve contar ao menos com uma associação científica e, principalmente, periódicos científicos sobre ela, e esse é o caso dos estudos sobre literatura policial. Nesta seara, Agatha Christie é uma das autoras mais conhecidas e prolíficas, no entanto, os estudos científicos brasileiros sobre a autora e suas obras são ainda escassos. O objetivo deste trabalho é, portanto, mapear as publicações científicas produzidas no Brasil sobre Agatha Christie e conhecer as influências intelectuais que orientam tais pesquisas, a fim de criar indicadores bibliométricos. Trata-se de uma pesquisa exploratória, amparada pela Bibliometria e pela técnica de Análise de Citações. Os resultados demonstram que: as pesquisas científicas sobre Agatha Christie têm aumentado, há pesquisadores e instituições de todas as regiões do Brasil, especialmente do Sudeste e que além da Letras, diversas áreas do conhecimento se interessam pelo tema. Conclui-se que obra de Agatha Christie é uma fonte para diversos tipos e abordagens de estudos e que tais pesquisas devem ser incentivadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos de Letras da UFF
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.