O misterioso caso da pesquisa brasileira sobre Agatha Christie
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i68.61435Resumo
As publicações científicas são o registro oficial da ciência. Para que uma área se estabeleça, deve contar ao menos com uma associação científica e, principalmente, periódicos científicos sobre ela, e esse é o caso dos estudos sobre literatura policial. Nesta seara, Agatha Christie é uma das autoras mais conhecidas e prolíficas, no entanto, os estudos científicos brasileiros sobre a autora e suas obras são ainda escassos. O objetivo deste trabalho é, portanto, mapear as publicações científicas produzidas no Brasil sobre Agatha Christie e conhecer as influências intelectuais que orientam tais pesquisas, a fim de criar indicadores bibliométricos. Trata-se de uma pesquisa exploratória, amparada pela Bibliometria e pela técnica de Análise de Citações. Os resultados demonstram que: as pesquisas científicas sobre Agatha Christie têm aumentado, há pesquisadores e instituições de todas as regiões do Brasil, especialmente do Sudeste e que além da Letras, diversas áreas do conhecimento se interessam pelo tema. Conclui-se que obra de Agatha Christie é uma fonte para diversos tipos e abordagens de estudos e que tais pesquisas devem ser incentivadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos de Letras da UFF

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.




